SMS promove atividades em comemoração ao Dia Internacional do Idoso

16/10/2012 01:59 - Maceió
Por Redação

O Programa de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comemorou o Dia Nacional e Internacional do Idoso – celebrado em 1º de outubro – participando de algumas atividades articuladas por Instituições de Longa Permanência, como o Lar Francisco de Assis e o Abrigo São Vicente de Paulo, assim como também nas unidades de saúde Oswaldo Brandão Vilela e Roland Simon e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no conjunto Cidade Sorriso. A coordenação do programa da SMS também participou, em Brasília, das comemorações alusivas à data, organizadas pelo Ministério da Saúde.

 

Para Denyse Lima, coordenadora do programa no município, as ações representam oportunidades para mostrar como as políticas públicas podem pensar e atuar junto a essa faixa da população. “As implicações sociais e econômicas desse fenômeno são profundas, entendendo-se muito além do idoso e de sua família, alcançando a sociedade inteira”, disse ela, lembrando que cuidar bem do idoso é garantir bem-estar, felicidade e saúde deste segmento.

 

Estatísticas – A perspectiva de crescimento da população acima de 60 anos colocará o Brasil, dentro de 25 anos, como a 6ª maior população de idosos no mundo em números absolutos. Atualmente, contamos com o número de 16 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais, que passará a ser 32 milhões em 2025, representando 15% de nossa população total, segundo fontes do IBGE.

 

O mundo terá 1 bilhão de idosos dentro de dez anos e os países devem adotar estratégias próprias, em especial na área de saúde, para assegurar o bem-estar presente e futuro desse segmento da população. De acordo com a ONU, uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais (o equivalente a 11,5% da população mundial) e o envelhecimento, embora seja um fenômeno comum a nações ricas e pobres, está aumentando mais rapidamente nos países em desenvolvimento.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..