A AFC (Confederação Asiática de Futebol, em tradução) fez na segunda-feira um pedido de desculpas oficial à federação dos Emirados Árabes Unidos, que a acusou de racismo por ter dado à sua seleção o apelido de "Macacos da areia".

Em comunicado em seu site, a AFC admitiu "ter cometido um erro de redação ao dar um apelido inapropriado à seleção nacional dos Emirados Árabes Unidos".

"Uma vez percebido, o erro foi corrigido imediatamente. Pedimos desculpas pelos danos causados à federação e aos torcedores do país."

No domingo a federação dos Emirados Árabes havia solicitado um "pedido de desculpas oficial", acusando a entidade de "racismo".

"Estamos inconformados com as palavras usadas no site da AFC. O que aconteceu foi inaceitável e é uma falta de respeito que mostra que comportamentos racistas começam a surgir", declarou Youssef Abdallah, presidente da federação.

O apelido mais usado para a seleção dos Emirados Árabes é "Al-Abyad", que traduzido ao português significa "Os brancos" (referência à cor da camisa da seleção).

Os Emirados Árabes foram eliminados da eliminatória para a Copa-2014, ao cair na terceira fase. No último dia 12, eles venceram o Uzbequistão por 2 a 1, em um amistoso.