Desembargador elogia maternidade da Santa Casa em visita do Comitê da Saúde

15/10/2012 08:32 - Saúde
Por Redação
Image

O Comitê de Saúde de Alagoas, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), iniciou pelo Hospital Nossa Senhora da Guia uma série de visitas que realizará a partir de agora às maternidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Com a superlotação verificada na rede de assistência materna e a reabertura da unidade da Santa Casa de Maceió, o comitê decidiu avaliar de perto a estrutura dos estabelecimentos e a opinião das pacientes sobre o atendimento.

O depoimento do presidente do Comitê da Saúde, o corregedor-geral da Justiça, James Magalhães, resumiu a impressão dos demais membros do colegiado presentes na visita. “Aqui temos a certeza de que o dinheiro dos impostos, recolhido por cada cidadão, está sendo bem empregado, retornando à sociedade por meio de um atendimento com qualidade”, disse o magistrado.

Ao lado do provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, e do próprio desembargador James Magalhães, visitaram o Hospital Nossa Senhora da Guia a vereadora Heloísa Helena; o secretário da Saúde de Maceió, Adeilson Loureiro; e a representante do Ministério Público da União, a defensora pública Tarcila Maia.

Após percorrer as enfermarias e os centros cirúrgicos obstétrico e pediátrico do Hospital Nossa Senhora da Guia, o provedor Humberto Gomes de Melo apresentou os primeiros números do atendimento após o reinício das atividades.

"Em setembro, o Hospital Nossa Senhora da Guia realizou 408 atos obstétricos, o que torna a maternidade a unidade que mais realizou atendimentos pelo SUS em Alagoas no período", disse Humberto Gomes de Melo. O executivo revelou ainda aos membros do comitê que a reabertura da unidade ajudou a reduzir a superlotação em maternidades como a Santa Mônica, já que além de gestantes de baixo e médio risco da capital e do interior alagoano, o hospital recebe também algumas gestantes de alto risco de acordo com a avaliação clínica.

O secretário Adeilson Loureiro aproveitou a visita para anunciar que o Hospital Nossa Senhora da Guia será a primeira maternidade de Maceió a receber o novo sistema de identificação biométrica de gestantes, que permitirá identificar em tempo real cada uma das mulheres internadas na rede do SUS na capital alagoana.

“Aqui impostos se convertem em qualidade”
"Devo dizer que não era positiva a visão que eu tinha, em geral, de uma maternidade do SUS. Hoje, após essa visita ao Hospital Nossa Senhora da Guia, mudei de opinião. Nesta maternidade pude comprovar que se houver uma boa gestão e apoio do governo é possível oferecer um atendimento com qualidade à população", resumiu o desembargador James Magalhães, presidente do Comitê da Saúde de Alagoas em visita à unidade.

O magistrado ressaltou que o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, está conseguindo provar que é possível fazer saúde com excelência no SUS tendo o necessário apoio financeiro e o reconhecimento dos gestores públicos.

“Uma casa bem administrada e uma equipe empenhada fazem a diferença”, acrescentou James Magalhães, ressaltando que “os impostos e recursos públicos repassados à unidade estão sendo revertidos num atendimento de qualidade ao cidadão”.

Exemplo de hospital deve ser replicado
A vereadora Heloísa Helena elogiou a estruturação do Hospital Nossa Senhora da Guia, unidade mantida pela Santa Casa de Maceió no bairro do Poço, em Maceió, que atende exclusivamente pelo SUS.

“Não são todos os hospitais que conseguem manter uma estrutura e uma escala de profissionais de saúde com a qualidade técnica existente no Hospital Nossa Senhora da Guia”, avaliou Heloisa Helena.

E acrescentou: "A gente fica feliz em constatar este bom exemplo após ouvir as parturientes internadas aqui e conversando com os profissionais de saúde. Agora, precisamos lutar para que esse padrão de assistência às gestantes, parturientes e recém-nascidos se torne referência em toda Alagoas e seja adotado pelas demais maternidades credenciadas pelo Sistema Único de Saúde".

Para Heloísa Helena, a qualidade na assistência é um direito do cidadão, que precisa ser replicado em todo o País.

Gestor destaca estímulo ao parto normal
Além de ser a maternidade com maior volume de atos obstétricos e com melhor qualidade na assistência às pacientes, o Hospital Nossa Senhora da Guia possui uma diferencial importante que sempre foi defendido pelo secretário da Saúde de Maceió, Adeilson Loureiro: o estímulo ao parto normal.

“É visível o trabalho contínuo dos profissionais de saúde no incentivo às mães para que escolham o parto normal. Esse é um diferencial importante na humanização da assistência”, destacou o gestor da saúde na capital alagoana.

No encontro foram destacadas outras iniciativas como o estímulo à amamentação exclusiva; a restrição ao uso de fórmulas infantis, bicos, mamadeiras e chupetas; a presença de acompanhante antes, durante e após o parto; a criação de alojamento para mães que precisam aguardar a alta médica do filho; o acompanhamento de fisioterapeuta; as enfermarias climatizadas entre outros.

Membro do MPU elogia estrutura da maternidade
A defensora pública Tarcila Maia, representante do Ministério Público da União no Comite da Saúde, mostrou-se impressionada com a estrutura e a organização do Hospital Nossa Senhora da Guia.

"Pelo que venho acompanhando à distância, já esperava encontrar um estabelecimento organizado, mas ver de perto a estrutura que o hospital possui foi muito gratificante", disse Tarcila Maia, se referindo ao ambiente acolhedor das enfermarias climatizadas, aos leitos, rouparia e equipamentos novos, à limpeza dos ambientes e à receptividade dos profissionais.

"Além da estrutura, a maternidade possui capacidade para atender à população e evitar a superlotação das maternidades de referência", completou. Tarcila Amaral frisou que o Comitê da Saúde é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça para reduzir a judicialização da saúde, opção encontrada por muitos cidadãos para verem atendidas demandas pessoais sobre o tema. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..