Análise da Conjuntura Econômica revela resultado positivo em Alagoas

15/10/2012 22:18 - Maceió
Por Redação

Os dados consolidados na análise da Conjuntura Econômica de Alagoas, referentes ao segundo semestre de 2011, demonstram a tendência de crescimento da economia do estado, já verificado no primeiro semestre daquele ano. Os números que revelam essa recuperação foram divulgados hoje (15), pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

“Acompanhar a dinâmica da economia é uma das tarefas da nossa secretaria. Equipes técnicas monitoram dados e informações de diversas fontes, analisam e publicam os resultados, sempre com foco na produção do conhecimento que servirá para pesquisadores, setor produtivo e governo”, destaca o secretário Luiz Otavio Gomes.

Houve um aumento gradativo em praticamente todos os setores, com destaque para as atividades agrícolas e industriais. No campo, as culturas mais expressivas foram a de cana-de-açúcar (14,1%); de arroz (17,8%) e de milho (30,4%). O clima favorável, a melhoria na irrigação e a introdução de novas variedades de cana explicam os números. No Nordeste a produção agrícola sofreu um decréscimo de -3,1% e no Brasil -2,8.

No setor industrial, a boa performance alagoana também se deve ao setor sucroalcooleiro. Enquanto o Nordeste apresentou decrescimento de -4,7% e o Brasil um tímido crescimento de 0,3%, Alagoas registrou no segundo semestre de 2011, 1,49% de desempenho positivo. A desaceleração da economia mundial e a competição com os produtos importados explicam o cenário, que em Alagoas contou com a recuperação do setor sucroenergético (que registrou aumento de 10,86%) e dos minerais não-metálicos para crescer mais que o Brasil e se destacar em relação ao Nordeste.

Apesar de crescer menos que o Brasil (6,1%) e que alguns estados do Nordeste, no setor comercial Alagoas cresceu 3,5%. “O segmento continua aquecido no Brasil inteiro por conta do crescimento médio do emprego, a expansão da massa salarial e os programas de transferência de renda. Em Alagoas, o aumento da inadimplência desacelerou o consumo, mas não impediu a tendência de alta”, analisa Thiago Ávila, superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento, que chefia a equipe responsável pela análise dos dados.

No segmento do turismo, o estado de Alagoas continua com um crescimento proporcional ao Brasil e ao Nordeste, com um percentual de aumento de 8,20%. O bom desempenho pode ser explicado pela ação cada vez mais forte do Governo do Estado, que tem investido maciçamente na divulgação do destino nas demais regiões do país e no exterior.

Para o superintendente Thiago Ávila, os números divulgados hoje demonstram o bom momento observado em 2011, quando Alagoas vem mantendo um desempenho satisfatório, consequência do atual momento econômico vivenciado pelo estado.

Publicação
A 27ª edição da Conjuntura Econômica do Estado de Alagoas inclui pesquisas, análises setoriais, índices econômicos, infográficos e notas técnicas. A publicação apresenta informações de curto prazo sobre os segmentos primário, secundário e terciário da economia local.

Os dados referem-se às atividades agrícolas, com foco nas lavouras temporárias e permanentes, indústria, além de informações relativas ao turismo e transportes, comércio, energia, balança comercial e finanças públicas. O estudo completo aborda ainda o comportamento da produção, do consumo, das oscilações registradas no mercado de trabalho formal alagoano em 2011.

“Uma das novidades para a próxima edição, referente aos dados do primeiro semestre de 2012, é a chamada pública de artigos, visando a contribuição da sociedade sobre a economia alagoana nas suas diversas áreas temáticas”, anuncia Thiago Ávila.

Uma comissão avaliadora formada por técnicos da Seplande vai divulgar os resultados dos trabalhos a serem contemplados. No dia 30 de novembro, os artigos para publicação da Conjuntura do primeiro semestre e no dia 31 de maio, os que contribuirão com a Conjuntura do segundo semestre.

Para acessar o material completo da Conjunta Econômica referente ao segundo semestre de 2011 e para saber mais sobre a consulta pública dos artigos para publicação, consulte o Portal Alagoas em Dados e Informações através do endereço eletrônico http://informacao.seplande.al.gov.br.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..