A Ponte Preta bem que tentou estragar a festa, mas o Fluminense teve atuação digna de líder do Campeonato Brasileiro. Empurrado pelos quase 20 mil torcedores que foram a São Januário, o time carioca conseguiu uma virada aos 45 minutos do segundo tempo para vencer o time paulista por 2 a 1 e manter a vantagem de nove pontos sobre o Atlético-MG, vice-líder. Luan marcou um golaço no primeiro minuto, mas Fred deixou tudo igual de pênalti e Gum, de cabeça, virou para a equipe carioca.
O triunfo deixa o Fluminense mais tranquilo para a sequência de 'finais' que terá pela frente, contra Grêmio na quarta-feira, e Atlético-MG no domingo. A Ponte, por sua vez, fica com 37 pontos, no meio da tabela. O gol de Fred foi o 15º do atacante no Brasileirão, empatado com Luis Fabiano, do São Paulo, na artilharia, e o 99º do jogador com a camisa do tricolor.
Muitos torcedores do Fluminense ainda entravam em São Januário e nem conseguiram ver o principal lance do primeiro tempo. No ataque inicial da Ponte, o centroavante Roger recebeu no meio e deu bom passe para Luan, que cortou a marcação de Digão e chutou colocado, no ângulo esquerdo de Diego Cavalieri, que não conseguiu alcançar, colocando o time de campinas em vantagem logo no primeiro minuto.
Empurrados pelos quase 20 mil torcedores que lotaram o estádio do Vasco, os jogadores do Fluminense partiram para o ataque. O gol prematuro, porém, parecia ter deixado a equipe ansiosa. Levantando muitas bolas na área e errando o último passe, o Fluminense criou a primeira chance clara aos 27 min. Wellington Nem arrancou pelo meio e rolou para Wagner, que chutou cruzado, fazendo a bola raspar a trave esquerda de Édson Bastos.
Apesar de ter mais posse de bola e volume, o Fluminense encontrava dificuldades para furar a defesa adversária. A Ponte por sua vez, tentava explorar os contra-ataques em velocidade, mas também não assustava. Aos 42min, Digão chutou da entrada da área e exigiu boa defesa de Bastos. Demorando nas reposições, o time paulista também foi esfriando o jogo e conseguiu levar a vantagem mínima para o intervalo.
Tentando dar mais velocidade pelos lados do campo ao Fluminense, o técnico Abel Braga trocou Rafael Sobis por Marcos Junior no intervalo. Pressionando, o Fluminense perdeu uma chance incrível aos 9 min. Jean tentou lançamento, a zaga da Ponte cortou mal e Wellington Nem saiu livre na frente de Édson Bastos, mas a conclusão saiu fraca e o goleiro conseguiu fazer boa defesa.
A partir dos 20 min, o Fluminense foi com tudo para cima da Ponte Preta, que tentava esfriar o jogo valorizando lesões e reposições de bola. Abel colocou Higor e Samuel, tirando Edinho e Carlinhos. Na primeira participação do jovem atacante, o time das Laranjeiras teve um pênalti a seu favor. Em jogada na área, Luan bateu a mão na bola e o árbitro marcou. Fred correu devagar para a bola, chutou no centro do gol e marcou seu 15º gol no Brasileirão, empatando com Luis Fabiano na artilharia da competição.
A empolgação pelo gol levou o Fluminense ainda mais para cima. Aos 43 min, Wagner cobrou falta fechada e Gum completou de cabeça, virando para o Fluminense e fazendo a torcida explodir. Os três pontos deixam o Fluminense folgado na liderança.