O centenário do escritor e dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues está sendo comemorado este ano. Como uma das homenagens, está sendo encenada a peça "O Beijo no Asfalto", escrita por Rodrigues na década de 1960. Ela será apresentada neste sábado (13) e no domingo (14), no Teatro de Santa Isabel, no Recife.
Apesar de ser um texto antigo, o tema continua atual: a manipulação da verdade pelas pessoas. A história mostra a vida de um homem que beijou na boca de outro homem que acaba de ser atropelado. O gesto de compaixão com quem estava prestes a morrer no asfalto virou um tormento na vida de Arandir.
Na trama, o atropelamento de um anônimo se torna secundário diante da dimensão que o fato toma, por causa do julgamento das pessoas e do sensacionalismo da mídia. O beijo rouba a cena e o sossego do jovem recém-casado. No interrogatório à polícia, ele é induzido a confessar o que talvez não seja verdade. “A dúvida, que também é um dos elementos muito forte na obra de Nelson Rodrigues, está muito presente no personagem, pelo fato dele duvidar dele mesmo e das pessoas duvidarem do ato dele. Isso vai mudar a vida dele e vai mudar os outros personagens também”, comentou o ator Arthur Canavarro, que interpreta Arandir.
"O Beijo no Asfalto" foi escolhido pelo diretor pernambucano Cláudio Lira para homenagear Nelson Rodrigues em 2012. O diretor diz que não quis interferir na obra; ele apenas atualizou o texto para o tempo atual. “A força do texto é atemporal, universal, tem uma característica muito marcante brasileira, mas a temática é universal”, falou Lira. O diretor garante que quem for assistir à peça deve se preparar para uma revelação que choca e, ao mesmo tempo, pode arrancar gargalhadas da plateia.
A peça pode ser vista neste sábado, às 20h30, e domingo, às 19h, no Teatro de Santa Isabel. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada para estudantes, professores e maiores de 60 anos).









