Duas servidores de escolas públicas estaduais foram escolhidas para receber a Medalha Silvio Vianna 2012, instituída pelo governo do Estado para reconhecer e homenagear os servidores que desempenham suas atividades, no ambiente de trabalho, de maneira ética e com total dedicação, com o objetivo de contribuir para o crescimento de Alagoas e para o bem comum da sociedade.

A lista com os dez servidores públicos que serão agraciados conta com os nomes de Maria Lucidalva Santos de Novaes Barbosa, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Padre Cabral, em Fernão Velho, e de Maria Araújo Feitosa, diretora da Escola Estadual Deputado José Medeiros, em Paulo Jacinto.

Ambas tiveram os nomes escolhidos pela comunidade escolar, que foram encaminhados a uma comissão da Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) para analisar as indicações juntamente com as de outras secretarias do estado. Maria Lucidalva e Maria Araújo foram reconhecidas pelas atividades desempenhadas para a melhoria da qualidade do ensino e projetos desenvolvidos nas escolas que trabalham.

Sem esconder a emoção com a indicação, a coordenadora Maria Lucidalva contou que nunca esperava ter seu trabalho premiado e garantiu estar feliz em ter o carinho de toda a comunidade escolar, após mais de 30 anos dedicados ao serviço público em Alagoas. “Fico lisonjeada e bastante emocionada com essa linda homenagem recebida de meus companheiros de trabalho e dos alunos, principalmente porque não esperava ter meu nome indicado para essa premiação. Nunca pautei minha vida em função disto, mas apenas em ter o reconhecimento pelo meu trabalho e saber que estou fazendo o melhor na minha profissão”.

Formada em pedagogia, Lucidalva ingressou no serviço público em 1973 e completa em 2012, 26 anos de trabalhos desempenhados na Escola Estadual Padre Cabral. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora pedagógica e foi indicada por alunos e professores da escola como sendo um exemplo de compromisso, respeito, disciplina e dedicação.

A comunidade escolar ainda descreveu a coordenadora como uma profissional que visa oportunizar aos alunos um futuro melhor, acreditando que a educação é a chave do sucesso. Lucidalva participa ativamente da Pedagogia da Escola com ações inovadoras, desde palestras, gincanas a cursos profissionalizantes.

“Tenho uma grande ligação com todos aqui na escola, local onde dediquei grande parte de minha história. Passei por momentos difíceis na minha vida pessoal e foi aqui que encontrei forças para superar. Vivo feliz com meu trabalho e o que puder fazer por cada um aqui, continuarei fazendo. Tenho a mesma disposição do início da carreira, dedicação grande e intenso amor pela escola”, relatou a agraciada.

Maria Lucidalva aproveitou a oportunidade para agradecer a iniciativa do estado. “É uma bela forma de reconhecimento do papel do servidor público para o crescimento de Alagoas. Agradeço a cada um que me indicou e lembro que esse é um trabalho em parceria. Nada aconteceria se não houvesse o ajuda de cada dos profissionais na escola. Se consegui esse destaque é porque tive a sorte de contar com a ajuda e apoio de todos”, finalizou.

Exemplo no interior do Estado

Natural de Palmeira dos Índios, Maria Araújo Feitosa tem 21 anos de serviços prestados ao Estado e atualmente atua como diretora na Escola Estadual Deputado José Medeiros, na cidade de Paulo Jacinto, interior do Estado. Iniciou sua trajetória profissional como professora alfabetizadora na Escola Municipal Souza Barbosa e como educadora, deixa sua marca na escola da rede estadual com dedicação em todas as atividades que desempenha.

A professora é tida pelos colegas de trabalho como uma profissional exemplar e comprometida com a melhoria do ensino e aprendizagem, com uma educação de qualidade, pautada pela construção do saber. Em 2004, foi vencedora do Prêmio Gestão Escolar e viajou aos Estados Unidos da América onde representou Alagoas.

Sobre a indicação para receber a Medalha Silvio Vianna, Maria Araújo, conhecida pela comunidade escolar como 'Dona Cícera' mostrou-se sensibilizada pela forma que seu trabalho foi reconhecido. “Essa é uma homenagem que divido com todos os companheiros de trabalho. São 12 anos dedicados ao Estado e acredito que somente o trabalho em equipe pode trazer bons resultados como vem acontecendo em nossa escola, que faz parte da minha vida, a continuidade de minha casa”, garantiu.

Dando prioridade a educação e dedicação especial à escola, Maria Araújo trabalha com transparência e honestidade, sendo seu traço mais marcante o espírito de liderança, que faz com que todos os profissionais se sintam valorizados e encorajados em trabalhar em equipe.

“Só posso resumir essa emoção com o agradecimento a todos e com a certeza de que o processo da educação tem jeito. Não trabalho por salário, mas com a consciência de que tenho um papel importante na formação da opinião de meus alunos. Aqui estamos juntos com os alunos e trazendo a família para dentro da escola, para que se envolva no processo. A equipe que está ao meu lado é a melhor e se doa por completo”, finalizou.

A Medalha

A Medalha Silvio Vianna foi criada pelo Decreto Governamental nº 3.986 de 11 de março de 2008. A condecoração visa reconhecer publicamente os servidores estaduais que desempenham suas atividades, no ambiente de trabalho, com engajamento e conduta ética, visando ao crescimento de Alagoas e ao bem comum da sociedade.

De acordo com o decreto que criou a Medalha do Mérito Sílvio Carlos Luna Vianna, para a escolha dos nomes dos agraciados devem ser considerados aspectos essenciais como os requisitos de assiduidade; pontualidade, disciplina; capacidade de iniciativa; produtividade; responsabilidade; eficiência; compromisso com o serviço público; atitudes e procedimentos na vida pública e pessoal condizentes com a moral, e o valor de sua contribuição para o engrandecimento do serviço público.

Os servidores selecionados receberão a condecoração no próximo dia 25 de outubro, no Espaço Pierre Chalita, no bairro de Jaraguá, em Maceió. O evento faz parte das ações do Programa de Valorização do Servidor Público do Estado de Alagoas, instituído em 2008 pelo governador Teotonio Vilela Filho.