Pesquisador apresenta trabalho em simpósio internacional de Ciências do Esporte

12/10/2012 00:40 - Maceió
Por Redação

O 35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte foi realizado em São Paulo, no período de 4 a 6 de outubro. Foram 1.093 participantes de 26 estados do Brasil e 7 países de 3 continentes, que apresentaram a produção científica da área das Ciências da atividade física e das ciências de esporte no Brasil e em várias partes do mundo.

O professor Adriano Eduardo Lima da Silva, doutor em Nutrição e professor do mestrado em Nutrição da Ufal, falou sobre os mecanismos fisiológicos de controle do esforço durante exercício de intensidade livre. O trabalho faz parte das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de Pesquisa em Ciências do Esporte, da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas, que investiga a alimentação mais adequada para melhorar o desempenho de atletas em várias modalidades.

Além de Adriano Eduardo, participaram do simpósio o professor Gustavo Araújo e alguns alunos do mestrado. "O nosso grupo tem uma grande parceria com pesquisadores de São Paulo e da Austrália. Por isso, esse simpósio também foi importante porque possibilitou uma reunião com os professores Romulo Bertuzzi, da Universidade São Paulo, e David Bishop , da Victoria University, Austrália", relatou Adriano.

O encontro informal, realizado durante um jantar, foi uma oportunidade para discutir sobre cooperação científica. "Nossa intenção é promover o intercâmbio entre alunos das três instituições, USP, UFAL e Victoria University, fortalecendo a produção cientifica em parceria", destaca o professor. Adriano destacou a atuação de David Bishop, da Austrália, com mais 150 artigos publicados, 200 resumos, e seis capítulos de livros na área do movimento humano e da ciência do esporte.

Produção de Qualidade

O grupo de Pesquisa em Ciências do Esporte da Faculdade de Nutrição recentemente teve alunos aprovados em doutorados de universidades de referência nessa linha de pesquisa. Os egressos do mestrado em Nutrição, Victor Gustavo, Carlos Rafaell e Marcos David foram para a Escola de Educação Física e Esporte da USP; Ralmony de Alcantara está no doutorado na Unifesp, e Thays de Ataíde e Silva foi aprovada para o doutorado em Nutrição da UFPE.

O coordenador do grupo, Adriano Eduardo Lima da Silva, destaca que essas aprovações demonstram a qualidade da pesquisa realizada na Faculdade de Nutrição da Ufal. "São indicativos importantes para que o nosso grupo tenha uma produção reconhecida na comunidade científica", ressalta o professor.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..