O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) possui o site mais visitado dos órgãos que compõem o Governo do Estado de Alagoas, com uma média de 350 mil visitas mensais, de acordo com o levantamento divulgado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), nesta quinta-feira(11). O número é dez vezes maior que o do segundo colocado, que é o site da Secretaria de Educação.

O diretor presidente do órgão, Lucio de Melo atribui esse índice ao trabalho conjunto de todos os setores do órgão. “Este trabalho só é possível devido à união de todos os setores que trabalham em prol de um resultado comum. Essas ações ligam as coordenadorias operacional a de desenvolvimento, onde um tem a demanda e o outro desenvolve o sistema para solucionar. A equipe de servidores do Detran sabe que pode evoluir e está comprometida com essa evolução“ , explicou.

Esse elevado índice de acessos é devido ao trabalho de descentralização dos serviços da autarquia, desenvolvido por uma equipe composta por 13 pessoas, na Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI) do órgão. Eles são os responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma que faz uma interligação com o sistema corporativo e permite ao usuário fazer diversas consultas, emitir guias e agendar exames.

“Nossa história começou há dez anos, quando disponibilizamos consultas para os usuários em nosso site. A partir de 2010 o número de serviços na internet foi ampliado. É um trabalho de uma equipe comprometida, que busca oferecer mais comodidade ao cidadão”, afirmou a chefe de Serviços de Administração de Dados de Internet, Eliane Roquette.

As coordenadorias do Detran solicitam à CGTI a disponibilização dos serviços na internet. A partir daí, o pedido é encaminhado ao escritório de projetos, que estabelece um cronograma para a execução. Atualmente, o setor contabiliza mais de 170 projetos que já estão beneficiando a população.

Segundo os dados do Detran/AL, no último mês de setembro foram 26 mil emissões de vistoria e licenciamentos automáticos. Os números são ainda maiores quando contabilizados os serviços de habilitação, no qual foram geradas mais 44 mil guias neste mesmo período.

“Os serviços devem crescer ainda mais. Há muitos outros projetos em desenvolvimento para beneficiar a vida do cidadão. As pessoas podem acessar ao site para saber desde uma pequena informação até realizar procedimentos”, revela a chefe do Serviço de Sistema de Informação, Vitória Araújo.

Fazer os serviços do Detran pela internet é uma maneira simples e segura. Além dos usuários, as casas de placa e as concessionárias também acessam ao site para realizar seus procedimentos de maneira rápida e eficiente, diminuindo as filas em todos os locais de atendimento.

Para fazer consultas ou realizar serviços pela internet, o usuário deve acessar o site oficial do órgão (www.detran.al.gov.br), onde estão disponíveis mais de 40 serviços de habilitação e veículo oferecidos pelo Detran. E para tirar dúvidas o órgão disponibiliza um serviço de Call Center, através dos números 4002 2194, que funcionam 24 horas, nos sete dias da semana.