Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza são os temas principais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, realizada pelo Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), entre os dias 16 e 20 de outubro. O evento, aberto ao público, tem o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade e a inovação.
A semana, que em Alagoas fica a cargo do Cecite, é promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Para este ano, o evento terá uma programação com oficinas e exposições com o intuito de chamar a atenção, principalmente dos estudantes de escolas das redes pública e privada, para as ações desenvolvidas no âmbito das ciências e tecnologia no País.
De acordo com o coordenador do Observatório Astronômico, professor Adriano Aubert, o evento pretende mostrar a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País. “Essa é a maneira de possibilitar que as pessoas conheçam projetos pertinentes nas áreas e discutam resultados, relevância e impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações”, colocou.
O tema deste ano, 'Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza', foi escolhido em função de serem assuntos principais discutidos na conferência Rio +20, evento de enorme relevância promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que foi realizado no Brasil este ano, com a participação de quase todos os países do mundo.
Na semana, serão promovidas e estimuladas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados à sustentabilidade. Além disso, serão debatidas também as estratégias e mudanças necessárias para enfrentar os desafios da sustentabilidade nas dimensões ambiental, econômica e social.
Adriano Aubert acrescenta que a discussão do tema é fundamental, já que abrange de que maneira a ciência e a tecnologia podem ser associadas para contribuir com a economia sustentável. “E também como essa contribuição pode chegar à questão da erradicação da pobreza, distribuição de renda e diminuição das desigualdades sociais no País”, finalizou.
Programação
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada no prédio do CeCiTe, localizado nas dependências do Cepa, em Maceió. As atividades serão iniciadas às 9h e seguem até 22h, divididas em três turnos. A programação conta com oficinas de ciências, astronomia, biologia, matemática e física, além de exposições de paisagens cósmicas e observações telescópicas, tudo sob a orientação do professor Adriano Aubert.
O coordenador orienta que, apesar de aberto ao público, as escolas que tenham interesse em trazer os estudantes para participar das oficinas precisam realizar o agendamento com antecedência, já que as vagas são limitadas, com 40 alunos por oficina. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3315-3837.

Maceió