Os dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) em Alagoas comemoram o resultado das eleições no Estado. Em 2012, o partido, junto com sua base aliada, conseguiu elegeu dois prefeitos – Zé Cícero (ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na região), em Inhapi, e João Pereira (liderança religiosa na região), na cidade de Santa Luzia do Norte –, dois vice-prefeitos, nos municípios de Japaratinga e Porto de Pedra, além de dezenas de vereadores espalhados em todo o Estado.
Em cidades importantes onde o PT não tinha representantes na Câmara Municipal, como Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e Delmiro Gouveia, o partido conseguiu eleger vereadores, além de manter sua cadeira em Maceió.
Para completar, Paulão será o primeiro deputado federal do partido em Alagoas. No próximo mês de janeiro, ele assumirá a vaga na Câmara Federal deixada por Joaquim Beltrão, eleito prefeito em Coruripe.
De acordo com o secretário de Assuntos Institucionais do PT/Alagoas e coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral, Adelmo dos Santos, o partido cresceu e espalhou representantes em todo o Estado, conforme estava previsto. “Tivemos resultados expressivos, o que mostra que o partido vem fazendo um trabalho correto e, sem dúvida, as políticas do Governo Federal, primeiro com Lula e agora com a presidenta Dilma, contribuíram muito para isso”, afirma.
Adelmo confirmou, também, que antes o partido tinha 22 vereadores em todo o Estado e, depois das eleições, passou para 37, um crescimento de 15 parlamentares. Além disso, o PT teve um bom desempenho nas urnas nas eleições para prefeito das cidades de Cajueiro, Olho d´Água do Casado e Palestina. “Diante de toda a diversidade, posso garantir que o nosso partido cresceu muito em nosso Estado”, disse Adelmo.
Em nível nacional, esses números também mostraram que o PT se tornou o partido mais votado e teve crescimentos significativos no número de prefeituras e vereadores eleitos. Em número total de votos, o PT se tornou o primeiro colocado no Brasil.
Relação dos vereadores eleitos pelo PT em Alagoas: Dr. Cleber Costa (Maceió), Edvânio do Zé Baixinho e Roninho (ambos em Arapiraca), Tenente Alberto (Barra de São Miguel), Zé Carlo e Diu da Lotérica (Belém), Franklin Eloi e Dede Melo (Branquinha), Irmão Liuson, Hunga e Diva de Abílio (Campestre), Saulo Moura (Campo Grande), Silvan (Canapi), Robinho (Carneiros), Antônio Timoteo (Colônia Leopoldina), Pedro Paulo (Delmiro Gouveia), Nilton Marques (Estrela de Alagoas).
Wellington Morcego, Laercio e Divan Ferreira (Inhapi), Elias de Oiteiro (Jacuípe), Zeza e Otavio Braz Jr. (Japaratinga), Pintado (Jundiá), Euredes (Maragogi), Zé Neto (Maribondo), Sheila Duarte (Palmeira dos Índios), Flávio da Aprojuba e Neide de Liro (Pariconha), Marcelo Pereira (Penedo), Gefson Monteiro (Piaçabuçu), Luzinha (Poço das Trincheiras), Afranio (Porto Calvo), Zé Anizio (São Braz), Felipe Cardoso (São José da Tapera), João Paulo (São Luís do Quitunde), Carlos do PT (Taquarana) e Manoel Preguinho (União dos Palmares).
acesse>twitter>@Bsoutomaior