O presidente da Câmara, Galba Novaes (PRB), foi o primeiro a utilizar a tribuna da Casa. Ele parabenizou os vereadores que se reelegeram, agradeceu os apoios e à população pelos votos que recebeu, fez uma prestação de contas de sua gestão à frente da Casa de Mário Guimarães e lamentou as ausências de alguns edis que não conseguiram êxito nas urnas.
Novaes anunciou que pretende entregar um relatório final de gestão do biênio (2011/2012) em que esteve à frente da presidência do Legislativo municipal. “Todos dizem que a Câmara tem caixa preta. Eu vou mostrar que a caixa é branca”, disse.
O presidente espera que em 2013 a Casa seja qualitativa e quantitativa. “Muitas pessoas boas estarão na Câmara no ano que vem. Mas sentiremos a falta dos vereadores Marcelo Malta (PCdoB), Ricardo Barbosa (PT) e Théo Fortes (PTdoB). Gostaríamos que todos voltassem, mas infelizmente isso não é possível”, observou Novaes.
Ele destacou a bancada feminina, que representará quase 30% do Legislativo Municipal. “Teremos seis mulheres vereadoras em 2013. Parabenizo, especialmente, a vereadora Heloísa Helena, pela expressiva votação, e pela guerreira que é”, frisou.
Galba agradeceu ao seu partido pelo apoio nessas eleições, à população de Maceió e aos funcionários da Câmara. “Todos abraçaram nossa campanha. Saio vitorioso do pleito, com expressiva votação como candidato a prefeito de Maceió, e também por ter conseguido eleger meu filho, Galba Novaes de Castro Neto (PMDB), como vereador. Sinto-me realizado”, salientou.
O vice-prefeito eleito, vereador Marcelo Palmeira (PP), disse que entrará na Prefeitura de Maceió sem nenhum compromisso com qualquer grupo político, somente com o povo de Maceió. Ele agradeceu os mais de 230 mil votos que sua coligação recebeu no último dia 7 de outubro.
O vereador Marcelo Malta declarou, na tribuna, que sai dessas eleições com a consciência tranqüila e agradecido pelos mais de três mil votos recebidos. Ele afirmou que continuará exercendo sua função na Câmara até o fim. “Estarei aqui até o último dia do ano cumprindo o meu papel”.
Os vereadores e pastores Marcelo Gouveia (PRB) e João Luiz (DEM) utilizaram a tribuna para fazer agradecimentos. Eles falaram dos seus compromissos em representar bem o povo evangélico.
As vereadoras Tereza Nelma (PSDB) e Heloísa Helena (Psol) também agradeceram aos seus eleitores. Heloísa disse que continuará com sua postura oposicionista. “Vou continuar agindo da mesma forma. Se o projeto for bom para Maceió, eu voto favorável. Se for corrupção ou ruim, eu voto contra. Isto eu sempre fiz, independente de quem fosse o prefeito”, destacou a vereadora do Psol.
Redução de cargosO presidente da Câmara anunciou ainda que a Casa terá que reduzir o quantitativo de cargos comissionados, com o intuito de cumprir uma determinação judicial. Novaes explicou que atualmente existem 490 comissionados e 262 efetivos no Legislativo.
“O enquadramento tem que ser feito por meio de lei proposta pela Mesa Diretora. Este fato já vem sendo estudado e estamos nos esforçando para antecipar ao prazo dado pela Justiça, que foi de um ano. A decisão é do dia 28 de outubro de 2011”, afirmou Galba Novaes.
Novaes ressalta que espera votar a nova lei regulamentando os comissionados da Casa até o próximo dia 18 de outubro. A Câmara estuda a possibilidade de reduzir os cargos da Mesa Direta para 35 nomeações. Nos gabinetes dos edis também vai haver redução. Atualmente são 17 cargos comissionados por vereador, mas deverá ir para 10.