O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes (PRB) - que abandona o parlamento-mirim ao final deste ano; mas deixa o filho em seu lugar: Galba Novaes Castro Neto (PMDB) - anunciou em tribuna que pretende entregar um relatório final de gestão do biênio (2011/2012) em que esteve à frente da presidência da Casa de Mário Guimarães.

“Todos dizem que a Câmara tem caixa preta. Eu vou mostrar que a caixa é branca”, colocou ainda. O presidente disse ainda que espera que em 2013 a Casa “seja qualitativa e quantitativa”. De acordo com ele (repito: de acordo com ele!), o parlamento-mirim avançou bastante. Mas (agora, eu digo) deixou débitos para com a sociedade. Foi omissa no caso da CEI do Lixo, foi omissa quando não decidiu no parlamento o número de vereadores; temeu a opinião pública em alguns momentos, enfim...sem falar que ainda não colocou o Portal da Transparência no ar.

Porém, sobre o portal, Galba Novaes diz quem em breve estará no ar, inclusive com um site novo. “No portal colocarei todos os gastos e informações sobre a minha gestão. Estará tudo sobre estes dois anos em que estivemos à frente da Câmara Municipal de Maceió”. Ao destacar os avanços, Novaes falou da implementação da lei de jornada integral de ensino, das votações que serão abertas para a presidência da Mesa Diretora, o Parlamento na Praça, dentre outros pontos.

“Quem chegar vai ter que avançar mais. Vai ter que publicar gastos no Portal da Transparências”, frisou ainda durante o balanço. Para o presidente da Casa, o aumento do número de candidatos a vereadores é reflexo da credibilidade que a Câmara Municipal conquistou nos dois anos. Eu não acho. O aumento se deu por outros fatores, inclusive a expectativa por serem 31 edis, já que a discussão está na Justiça. Há outros fatores. Novaes poderia ter lembrado deles.

Mas, que venha o relatório substancioso e que não seja entregue apenas a futura Mesa Diretora, mas que também seja de conhecimento da sociedade. É importante analisar os pontos positivos (existem!) e os negativos também. Independente da cor da caixa - se branca ou preta! - o que se pede é maior transparência do Legislativo municipal.

Agradecimentos

Novaes - ao fazer um pequeno balanço antecipado do ano legislativo - também falou de sua campanha na disputa pela Prefeitura Municipal de Maceió e deu destaque ao vereador Luiz Pedro (PMN). Agradeceu ao apoio recebido pelo edil durante a campanha. Luiz Pedro custeou material de campanha com as imagens de Novaes e da mulher Aparecida, que é vereadora eleita.

Fez menção ainda a votação expressiva de Heloísa Helena (PSOL) e parabenizou os demais eleitos. Lamentou pelos derrotados nas urnas.  

Estou no twitter: @lulavilar