Curtam doze informações que circulam nos bastidores políticos do nosso interior

09/10/2012 13:43 - Edmilson Teixeira
Por Redação

Cacimbinhas



Apenas 25 votos credenciaram a reeleição do prefeito Roberto Vanderley (PMDB) sobre o candidato Dr. Jorge (PP). A oposição lamenta até hoje esse fato, sobretudo porque 530 eleitores não compareceram as urnas e 392 investiram nos votos nulos e brancos. O vereador Hugo (PMDB) filho do ex-vice governador José Wanderley e sobrinho do prefeito, ele que também é o atual presidente da Uveal (União dos Vereadores de Alagoas) foi reeleito com a maior votação, 690 votos, 218 a mais que o segundo colocado, Eduardo Doro (PSD).
 


Cajueiro


O ex-prefeito Luís Filho teve pouco mais de 100 votos na eleição deste ano, onde tentava chegar a Câmara de Vereadores de Cajueiro. Essa foi a segunda tentativa frustrada do candidato nessas duas últimas eleições. Para quem não sabe, Luís Filho já chegou até a presidir a Associação dos Municípios, no período em que foi prefeito de Cajueiro.


Barra / Porto de Pedras


Como se diz no popular, domingo último Rogério Farias fez cabelos e barbas nesta eleição. Elegeu-se prefeito da Barra de Santo Antônio e sua filha Camila conquistou a prefeitura de Porto de Pedras. Rogério por sinal, já foi prefeito dos dois municípios citados.


Viçosa


A ex-secretária municipal de Esporte, Micheline Fernandes obteve uma expressiva votação para vereadora. Alcançou 818 votos. Ficou na terceira posição, atrás de Sidney Vilela que teve 950 e Afraninho, com 850. Micheline é esposa do secretário de Esporte de Maceió, Gustavo Toledo.


Maribondo


Val Borges (PSD) tanto que investiu em sua candidatura para vereador, mas não passou de um 24º lugar. Teve apenas 57 votos. Por sorte, seu candidato a prefeito, Tonho do Eurico (PSD) foi o vencedor. O atual vice-prefeito Aremilton (PDT), disputou a prefeitura e amargou um terceiro lugar, com apenas 115 votos, quantidade inferior aos 20 primeiros colocados que disputaram vagas para a Câmara.


Passo do Camaragibe


A ex-prefeita Cláudia Carvalho (PPL), foi eleita vereadora com 439 votos, a segunda mais votada do pleito, perdendo apenas para Mariana Coutinho (PMDB) que saiu com 496. O curioso é que o atual presidente da Câmara da Barra de Santo Antônio, Márcio de Ademir (PMN) foi disputar uma vaga para vereador lá no Passo, onde segundo ele é sua terra natal. Detalhe: teve apenas 120 votos e ficou na longínqua 25ª posição.


Satuba


O ex-prefeito Zé Barros (PSDC) ficou na 31ª posição, com apenas 60 votos, na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores. Zé comandou o município nos anos 80. Posteriormente seu irmão Jorge chegou a ser eleito também prefeito.


Maragogi


Prefeito Marcos Madeira foi um dos raros prefeitos em Alagoas, a exemplo de Luciano Barbosa (Arapiraca) a eleger seu sucessor. Seu primo Henrique Madeira (PSD) passou apertando com uma diferença de apenas 173 votos, diante do ex-prefeito Sérgio Lira (DEM). Os dois compartilharam os votos de cerca de 14 mil eleitores que foram as unas. Na terra do fumo, Luciano elegeu a deputada federal Célia Rocha.


Mar Vermelho


A prefeita Quitéria Berto (PP) espera um desfecho da Justiça Eleitoral, quanto a suposta compra de voto flagrada pela PM, no sábado que antecedeu a eleição, por familiares da candidata eleita, Juliana Almeida (PMDB). Um carro apreendido com santinhos da candidata e uma relação de nomes de eleitores e com notas autorizando a compra de mercadoria, foi baixar na delegacia de Viçosa, onde foi feito o Boletim de Ocorrência (BO). Juliana foi eleita com 1.618 votos, 619 a mais que sua concorrente.


Boca da Mata


A Câmara foi renovada com pouco mais de 50% de seus candidatos. Reelegeram-se apenas: Salvador, Anderson, Valtinho e Thiago Sarmento. Entre os cinco novos eleitos, configura o simpático e inteligente jovem Erydeiwson Teixeira, detentor de uma simpatia junto ao povo bocamatense; sobretudo da juventude. É que nesses últimos anos, o Ery, lançou e comanda na cidade , o Tow Naarea, um badalado site na Internet, que tem focado os principais eventos sociais do dia-a-dia de toda aquela região.


Viçosa


Com o tema “Viçosa, Terra do Folclore”, a prefeitura dá inicio nesta sexta-feira, feriado nacional, às comemorações dos 181 anos de emancipação política do município, celebrada oficialmente no dia seguinte. Serão três dias de festividades, marcados por apresentações folclóricas, desfile cívico, hasteamento de bandeiras, vaquejada, trilha de motos e shows com diversas bandas de forró.


Mulheres


Apesar do aumento no percentual de candidatas do sexo feminino nas eleições deste ano em todo o País, apenas dezesseis mulheres conseguiram se eleger prefeita de seus municípios nesta eleição em Alagoas. O número é menor que o pleito de 2008 quando apresentou cinco a mais, ou seja, 21 prefeitas.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..