A 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, que terá início nesta quarta-feira com a realização de oito jogos, conta com duas curiosidades: apenas um árbitro Fifa está escalado - Francisco Carlos do Nascimento (Fifa-AL) - e dos dez que mais trabalharam na competição, o único que atuará no meio de semana é André Luiz de Freitas Castro (GO), que soma dez jogos e tem média de 5,3 de notas

O sorteio, realizado na última segunda na sede da CBF, contou com apenas três árbitros Fifa. Dos dez que a entidade possui, Héber Roberto Lopes (Fifa-PR) e Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS) atuarão nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2014. Já Evandro Rogério Roman (Fifa-PR) está afastado e deixará o quadro da entidade a parir de 2013. Ou seja: dos sete possíveis, apenas três entraram no sorteio e o único selecionado foi Francisco Carlos do Nascimento, que comandará o duelo entre Sport e Grêmio na quinta-feira. Ele irá para o seu décimo jogo no Brasileirão e tem média de 5,2 do L!. Para efeito de comparação, quatro árbitros Fifa estiveram presentes na 28ª rodada e seis na 27ª.

Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ), o árbitro que mais apitou no Brasileirão até o momento (15 jogos), perdeu no sorteio para Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC), que comandará o duelo entre Ponte Preta e Náutico. Já Paulo César de Oliveira (Fifa-SP), de dez partidas, viu Raphael Claus (SP) ser o escolhido para comandar a partida entre Bahia e Fluminense.
Entre os que somam poucos jogos e estão escalados para a 28ª rodada, o destaque é Dewson Fernando Freitas da Silva (PA), que comandou apenas dois jogos. A sua média de notas do L! é de 6,0.

FRANCISCO CARLOS DO NASCIMENTO JÁ SE ENVOLVEU EM POLÊMICA

O único árbitro Fifa escalado para a rodada já se envolveu em uma polêmica neste ano. No dia 28 de agosto, Francisco Carlos do Nascimento comandou o duelo entre Atlético-PR e Joinville, que ficaram no 1 a 1 no dia 28 de agosto, em jogo válido pela 20ª rodada da competição. No segundo tempo, ele marcou pênalti de Manoel em Lima, atacante da equipe catarinense, mesmo com o lance tendo sido fora da área. No entanto, após muita conversa com Adriano Milczvski (PR), o quarto árbitro, e a assistente Lilian da Silva Fernandes Bruno (Fifa-RJ), ele voltou atrás e marcou apenas falta.