Ainda celebrando os 230.129 votos obtidos em Maceió nas 1.432 urnas, o novo prefeito Rui Palmeira (PSDB), concedeu entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (08), e apontou os rumos da sua administração. O tucano garantiu que as composições das secretarias municipais respeitarão critérios técnicos e que espera ter uma boa relação com o parlamento da Câmara de Maceió.
De acordo com Rui, até o final dessa semana ele pretende ter uma reunião com o prefeito Cícero Almeida (PSD) para estabelecer uma linha republicana de transição. “Acredito que não teremos maiores problemas nesse sentido. Na próxima semana, vamos estabelecer os nomes que cuidarão desse processo. Nas secretarias, colocaremos gestores técnicos. Evidentemente que as composições políticas também terão espaço nas discussões”, ponderou.
Questionado sobre os contratos milionários celebrados entra a Prefeitura de Maceió com empresas,algumas sem licitação, Rui garantiu que vai analisar todos os acordos. “Antes e durante o processo político me debrucei sobre as finanças e contratos da Prefeitura. Havendo, logicamente, algum problema vamos suspender o contrato ou reajustar valores. Eventuais ilegalidades e irregularidades serão vedadas”, prometeu o tucano.
Apesar da vitória nas urnas, a coligação de Rui na proporcional não obteve o mesmo sucesso. Apenas cinco vereadores foram eleitos. Sobre o trato político na Câmara de Maceió, o novo prefeito garantiu que terá uma linha de diálogo aberto com os legisladores. “Até ontem eu tinha sete adversários, hoje não mais. Estou à disposição de todos para o bom debate. Acredito que não teremos maiores problemas na composição política no parlamento juntamente com os partidos”, frisou.
O novo prefeito destacou que a situação da saúde de Maceió é muito preocupante e algumas medidas precisam ser tomadas urgentemente. “Não tenha dúvida que faremos o hospital maternidade que há anos está no papel. O Ministério da Saúde já alocou parte dos recursos necessários. Em parceria com os Governos Federal e Estadual teremos muito trabalho nos próximos quatro anos”, pontuou, ressaltando que cumprirá seu mandato na integralidade. “Estou preocupado em administrar a cidade de Maceió”, reforçou.
Sobre segurança e transporte público, Rui ressaltou que as soluções serão construídas a curto, médio e longo prazo. “Agentes de trânsito precisam está nas ruas para realizar seu trabalho. Os guardas municipais, desde que estejam devidamente preparados e devidamente remunerados, podem realizar um excelente serviço de combate a criminalidade. A Prefeitura tem total responsabilidade nesse sentido. Vamos trabalhar para diminuir os locais que sofrem com pouca iluminação entre outras ações”, destacou.
Ainda questionado sobre o seu modelo de gestão, o tucano preferiu não classificar seu futuro trabalho. “Teremos uma gestão responsável priorizado as principais deficiências”, completou.
O vice Marcelo Palmeira também participou da coletiva e garantiu que estará à disposição da Prefeitura para “ajudar no que for possível”.