Quadro político de onze municípios alagoanos com muita curiosidade...

08/10/2012 14:45 - Edmilson Teixeira
Por Redação
Image

Capela


Eustaquinho Moreira (PSDB) que este ano marcou sua estreia no mundo da política venceu a eleição de Capela por uma diferença de 216 votos, sobre o atual prefeito Adelminho (PMDB). Entrou no páreo com o apoio do ex-prefeito Totinha Melo, que lançou sua irmã, Verônica como vice da chapa. Eustaquinho é neto do saudoso ex-prefeito Eustáquio Moreira que administrou o município nos anos 70. Sua vice, Verônica é filha do saudoso ex-governador Geraldo Melo. “Vamos administrar Capela com coerência e determinação”, prometeu o futuro prefeito capelense.

Paripueira


Vereador Nelsinho reeleito com 373 votos comemorou na tarde desta segunda-feira, com familiares e amigos a conquista da eleição na casa do irmão, André, no bairro da Serraria em Maceió. “Foi uma vitória bastante suada diante de adversários; e até mesmo de pessoas que se diziam estar ao nosso lado, como é o caso do prefeito Abrahão Moura, figura que na verdade buscou de todo jeito complicar a nossa campanha” desabafou o ex-prefeito Carlinhos da Três Irmãos que também comemorava com todos a vitória do filho. “Nessa próxima gestão o prefeito que se cuide, porque na Câmara vamos ter a liberdade de cobrar mais ações em prol do nosso povo”, advertiu Nelsinho que atualmente exerce o papel de vereador, mas na qualidade de suplente.

Rio Largo


Prefeito afastado Toninho Lins disse que realmente agora foi julgado pelo povo riolarguense, por meio do voto democrático nas urnas. Acusado de improbidade administrativa, Toninho Lins não se conforma com o tratamento que lhe foi dado, pela Justiça, sobretudo afastando-o de suas funções, onde ele continua afirmando que tem sido vítima de armação de grupo interessado em consumar a sua carreira politica. Numa eleição bastante tumultuada disputada por cinco candidatos, Lins saiu na frente com 9.449 votos, seguido de Elmesson (PRB) com 9.323, Fátima (PSD) 8.911, Marcos Vieira (DEM) com 7.116 e Daniel Pontes (PSDB) com 1.860 votos.


Quebrangulo


“Vencemos no peito e na raça. Porque na verdade a prefeitura é do povo, e não de uma família que queria se manter no poder perpetuamente”, as palavras são do prefeito eleito Manoel Tenório (PSDB). Ele derrotou Artur Lima atual vice-prefeito, apoiado por Marcelo Lima seu primo que comanda a prefeitura por esses dois últimos mandatos e que já foi prefeito em outra oportunidade.


Pilar


Carlos Alberto Canuto (PMDB) prefeito eleito do Pilar começa a relaxar depois de um longo período de sufoco; onde a todo custo, segundo ele, tentaram impedir a sua candidatura, por meio de informações infundadas. O ex-deputado federal trabalhou em cima de otimismo no calor dos amigos e seguiu em frente, sobretudo contando com a força da esposa (Valéria) e da filha (Thais) desbravando caminhos a fim de alcançar seu objetivo. “Foi o eleitor quem nos julgou nas urnas, agora vamos a luta colocar em pratica os nossos planos de governo”, disse. Foram 9.056 votos que Canuto obteve e assume a prefeitura em janeiro próximo, para comandar um terceiro mandato; façanha que nenhum outro político alcançou até agora na terra do bagre.


Belo Monte


Avânio Feitosa (PP) foi reeleito com uma diferença de 526 votos sobre seu mais próximo adversário, Diógenes Higino (PPS). Avânio entra para a história de Alagoas, como um dos prefeitos recordistas em termos de mandato administrando prefeitura. Foi eleito pela quarta vez. Nesta eleição lá em Belo Monte, seu enteado Dalminho (PSD) foi o candidato a vereador que obteve a maior votação, 439 votos, ou seja, o dobro do segundo colocado.


Colônia Leopoldina


O ex-prefeito Manuilson Andrade que vinha se perpetuando no poder, revezando a prefeitura com familiares, não teve domingo último, a mesma felicidade de outras eleições. Perdeu para a candidata do PTB, Paula Rocha por um placar apertado de 129 votos de diferença. O atual gestor Cássio Alexandre, segundo a oposição, é uma espécie de “laranja” de Manuilson. Manuílson é cria política do industrial Zé Maria, mas ambos estavam rompidos na eleição de 2008, porque o Zé não ganhou a preferência para disputar a prefeitura. O bom é que esse ano eles fizeram as pazes.


Girau do Ponciano


A eleição de domingo credenciou a família Aurélio a retornar mais uma vez a administrar o município de Girau do Ponciano. É Fabinho Aurélio (PSD) um jovem de 31 anos que ao longo de sua vida já viu o avô e seu pai à frente da prefeitura, como prefeitos eleitos pelo povo. Fabinho venceu por uma diferença de 252 votos, Bebeto Barros (PMDB), dez anos mais novo que você, que entrou nessa briga no calor da família, liderada pelo deputado Gilvan Barros. As duas famílias dominam politicamente décadas de tradição pra aquelas bandas.


Palmeira


A deputada do PT, Patrícia Sampaio foi a decepção maior na eleição lá em Palmeira, sobretudo pelas raízes existentes da família no ramo da politica. Ficou em quarto lugar, amargando apenas 2.531 votos. O prefeito James Ribeiro (PSDB) mesmo carimbado com a fama de mau administrador foi reeleito com 17.273 votos. O ex-prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa (PTB) que tenta fazer um pé-de-meia politico na cidade, chegou a obter 14.062 votos. O terceiro lugar ficou com Alcineide (PR) com 3.091 votos. Na qualidade de suplente, Patrícia por esses dias estará entregando a faixa de deputada ao titular, Marquinhos Madeira (PT), que teria de afastado do cargo alegando problema de “saúde”.


Satuba


Paulo Acioly (PSD) derrubou nas urnas com 702 votos de diferença, o atual prefeito Titor (PC do B). O pleito deste ano lá em Satuba teve mais dois candidatos, Cyro da Vera Cruz (PRP) que montou a campanha há quatro anos e Adenize (PHS) atual esposa do ex-prefeito Adalberon Moraes, que responde processo de crime em liberdade, mas que hoje convive com uma tornozeleira eletrônica. Comentários dão conta de que o prefeito Titor perdeu votos nessa campanha, pela mania de grandeza que montou depois que assumiu a prefeitura. Usa carro e moto importados, além de deixar a cidade para morar no luxuoso condomínio Aldebarã em Maceió.


Traipu


O presidente do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Alagoas, SOEAL, Airton Mendonça, parabeniza a sociedade traipuense e a prefeita eleita Maria Conceição Tavares pela sua expressiva vitória no pleito local. Para Airton Mendonça, que é natural daquela cidade, novos dias virão com liberdade, trabalho e respeito ao povo de Traipú. Novos rumos são necessários em todos os aspectos para a administração municipal, em especial à saúde pública.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..