Com o propósito de promover a inclusão social dos portadores de transtornos mentais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza nesta quarta-feira (10), Dia Mundial de Saúde Mental, a III Copa Caps de Futebol Society. O evento, que ocorrerá das 9h às 16h e deverá reunir 600 pessoas, no Clube da Petrobras, em Guaxuma, contará com a participação de cinco times, selecionados nos torneios municipais.

De acordo com o gerente do Núcleo de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo, 26 times participaram de um pré-torneio, onde cinco dos 49 Caps alagoanos foram selecionados. Da 1ª e 2ª regiões foi selecionado o Caps Doutor Everaldo Moreira, de Maceió, e o Caps Múcio Tenório Veras, localizado em São José da Lage, irá representar as 3ª e 4ª regiões.

Do município de Junqueiro, representando a 5ª e 6ª regiões, foi selecionado o Caps Emília Barbosa. O Caps Luiz Dantas, de Batalha, representa a 7ª e 8ª regiões,e a 9ª e 10 regiões serão representadas pelos usuários do Caps Gaudência Lisboa Neto, que funciona em Delmiro Gouveia.

“O tempo em que o usuário de saúde mental ficava isolado é algo do passado. Nas últimas décadas, com a implantação da reforma do sistema psiquiátrico e do processo de inclusão social, novos métodos foram viabilizados e têm surtido efeito positivo. Dentro desse novo processo, a Sesau tem procurado viabilizar a integração dos portadores de transtornos mentais, realizando atividades que integram os usuários dos Caps”, enfatiza Berto Gonçalo.

Medalhas e troféus

O gerente do Núcleo de Saúde Mental da Sesau informou que o primeiro, segundo e terceiro lugares do torneio serão contemplados com medalhas e troféus. Este ano, a novidade anunciada é que o primeiro colocado na competição será contemplado com uma viagem para Aracaju, onde participará de um torneio na capital sergipana, formando a Rede Psicossocial do Nordeste.