Em Olinda, dos cerca de 307 mil eleitores, pouco mais de 100 mil compareceram as urnas. Os votantes, porém, estavam indecisos. Apenas na reta final, o atual prefeito do município, Renildo Calheiros, do PCdoB, espantou o segundo turno e venceu as eleições com 50.90% dos votos. Em segundo lugar, ficou Izabel Urquia, do PMDB, com 40.40%.

Natural de Murici em  Alagoas, Renildo é formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Geologia e iniciou sua vida política ainda na faculdade. Entre 1984 e 1986, foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi nesta época, que Renildo filiou-se ao Partido Comunista do BRasil, do qual foi vice-presidente nacional.

Em 1989 foi eleito vereador do Recife, mandato que exerceu até 1991. Neste ano, se elegeu como deputado federal, cargo que foi seu até 1995. Voltou a ser eleito deputado federal nas eleições de 2003 e de 2007.

Em 2008, porém, se afastou do mandato para disputar a prefeitura de Olinda. Venceu as eleições no primeiro turno com 56,41% dos votos válidos. Este ano, voltou a levar a prefeitura no primeiro turno.

Renildo teve um grande aliado: o governador socialista Eduardo Campos.

Em Alagoas, Renildo é irmão do prefeito reeleito Remi, tio do deputado federal Renan Filho e irmão do senador Renan e do deputado Olavo Calheiros. Também, é tio do vice prefeito eleito, Olavinho Neto.

 

acesse>twitter>@Bsoutomaior