Com o resultado das eleições municipais deste ano de 2012, o cenário muda também em Brasília, na bancada da Câmara Federal.
Enfim, o Partido dos Trabalhadores realiza um antigo sonho: dar posse ao seu primeiro deputado federal. Diante da vitória de Joaquim Beltrão (PMDB) - em Coruripe - o ex-deputado estadual Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT) se prepara para embarcar para Brasília.
Célia Rocha (PTB) - o que foi inclusive “discurso de campanha” do adversário - abre espaço para o ex-deputado federal Francisco Tenório (PMN), que volta ao Congresso Nacional.
O deputado federal Rui Palmeira (PSDB) também deixará a Câmara dos Deputados. Ele abre espaço para o também tucano Alexandre Toledo. Mas, ainda há uma discussão sobre quem assumiria. Nos bastidores se fala em um acordo que daria a vaga a João Caldas (PEN).
Caldas já se encontra em Brasília. Ele assumiu diante da licença que o parlamentar Rui Palmeira tirou para se dedicar exclusivamente ao processo eleitoral. Além destes deputados federais, Rosinha da Adefal (PTdoB) também participou do pleito. Candidatou-se em Maceió, mas não teve êxito. Rosinha volta para Brasília.
Com isto, em 2013 a Câmara Federal terá na bancada alagoana: Arthur Lira (PP), Givaldo Carimbão (PSB), Maurício Quintella (PR), João Lyra (PSD), Renan Filho (PMDB), Paulão, Francisco Tenório, João Caldas (ou Alexandre Toledo).
Estou no twiiter: @lulavilar