O que esperar da Câmara Municipal de Maceió em 2013? Por enquanto - pelo desenho posto com o resultado das eleições - mesmo com as caras novas, o parlamento-mirim ainda aponta para mais do mesmo.

Entre os eleitos, o próximo Executivo - chefiado pelo deputado federal Rui Palmeira (PSDB) - deve ter facilidade para compor uma bancada governista, sobretudo diante do fisiologismo que ronda muitas das siglas que lá se encontram.

O maceioense pode esperar uma oposição de conteúdo de Heloísa Helena (PSOL) que - repetindo o resultado de 2008 - é a vereadora mais votada e ajuda arrastar mais um nome do PSOL: Guilherme Soares.

Por sinal, Soares terá problemas com o próprio partido já de cara, em virtude de investigações internas. Uma preocupação para o psolista logo no início de seu mandato. Esperar oposição do PT? Bem, se for programática sim. Mas, o Doutor Cléber Costa ainda é uma incógnita. Não faz parte do campo dos petistas históricos.

Dos novos rostos, alguns já soam velhos por conta da famosa “política hereditária”: Galba Novaes Neto (PMDB), Chico Holanda (PP) e Aparecida do Luiz Pedro (PRTB). Surpreenderiam eles com uma nova forma de lidar com a sistemática do parlamento-mirim? Espero estar enganado, mas acho que não.

Como toda eleição para a Câmara Municipal de Maceió traz surpresas, eis que entre os eleitos estão o nome de Simone Andrade (PTB). Do lado das surpresas por não terem se elegido está o peemedebista Toroca. Nome tido como certo, deixou alguns de seus amigos fazendo a seguinte pergunta: o que faltou ao experiente candidato conhecido justamente por ser um estrategista e por saber muito bem o caminho das pedras?

É isso! O que esperar?! Mais do mesmo! Que eu queime a língua. Juro que torço por isto.

Estou no twitter: @lulavilar