Alagoas é campeã em candidatos com problemas na Justiça

06/10/2012 14:15 - Geral
Por Redação
Image

Com 102 municípios e 2 milhões de habitantes, o estado de Alagoas é campeão em candidatos que disputarão as prefeituras sub judice. Quase um quinto do total de cidades do estado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

São 25 candidatos de 21 municípios que respondem por processos criminais, ações cíveis e reclamações eleitorais atribuidas a fraudes em geral. Dos 25, oito já foram julgados inaptos e os demais correm o risco de, mesmo ganhando, não poderem ser empossados ou de serem cassados tão logo assumam o poder.

Dos 25 três já abandonaram o pleito. Lessa em Maceió subsituiu pelo médico Jurandir Bóia(PDT), em Rio Largo, o ex-deputado estadual Gilberto Gonçalves(PRB) colocou o seu motorista Elmilsson e em Canapi, José Mariano desistiu.

Em São Luiz do Quitunde tem três candidatos sub-judice: Eraldo Pedro, a ex-deputada estadual Fátima Cordeiro e Junior Pedro. Outro fato inusitado é que o marido da ex-deputado Fátima Cordeiro é candidato a prefeito na Barra de Santo Antonio, empresário João Cordeiro é também pode vencer, mas não assume.

Em Palmeira dos Indios,quarto maior colégio eleitoral do estado, o pecuarista Petrucio Barbosa(PTB) apoiado pelo senador Collor, também conseguiu seu registro de candidato no TRE-Alagoas. Petrucio teve o registro negado pelo juiz de 1ºgrau por ter contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas da União(TCU) quando era prefeito de Igaci.

Em votação apertada - 4 a 3 - a Corte eleitoral alagoana julgou que a conduta do então prefeito não configuraria ato de improbidade administrativa. E o caso agora vai ser decidido pelo Brasilia.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na quinta-feira (4/10), que a candidatura do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) à Prefeitura de Maceió não pode ser efetivada.

O TSE acolheu a acusação do Ministério Público que apontou que o ex-governador não pagou até 5 de julho uma multa de R$ 41 mil fixada pela Justiça Eleitoral em razão de propaganda eleitoral antecipada em 2006. Desse modo, o candidato perdeu a data final para o registro das candidaturas. Lessa renunciou à disputa e indicou o presidente do diretório municipal do PDT, Jurandir Boia, para substituí-lo.

acesse>twitter>@Bsoutomaior


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..