A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas promoveu, durante esta semana, uma capacitação voltada para a Gestão de Microfinanças, com a consultora Conceição Faheina. O curso foi voltado para os colaboradores da instituição e integra o Projeto de Consolidação do Modelo Institucional, desenvolvido em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional de Desenvolvimento (AECID).

A capacitação teve como objetivo principal fortalecer a equipe que trabalha com microfinanças através do conhecimento de novas ferramentas de gestão e tecnologias inovadoras de atendimento.

Segundo a consultora Conceição Faheina, uma das mais renomadas do ramo em todo o país, a meta é tornar o atendimento ao público de baixa renda especial, de forma a facilitar o acesso ao crédito. “Ao massificar o acesso a financiamentos, a Desenvolve estará contribuindo para a redução da pobreza, ao mesmo tempo em que, vai estar promovendo a inclusão produtiva no estado”, enfatizou.

O curso foi dividido em cinco módulos, debatidos durante toda a semana, que exploraram assuntos como as diversas formas de acesso ao crédito, os princípios de microfinanças, melhores práticas e gestão estratégica.

De acordo com o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a meta é aprimorar o atendimento ao cliente de forma a atraí-los para a instituição, que fará o auxilio para o seu desenvolvimento sustentável. “As microfinanças são uma ferramenta poderosa para a inclusão econômica e social das populações empreendedoras mais carentes, assim, aprimorando este nosso serviço vamos estar contribuindo para a erradicação da pobreza extrema em Alagoa”, destacou.

Fortalecimento Institucional

O Projeto de Consolidação do Modelo Institucional da Agência de Fomento de Alagoas integra uma das ações do Programa de Fortalecimento de Capacidades de Gestão de Políticas Públicas e Promoção de Pequenas e Médias Empresas, realizado através de um convênio celebrado entre o Governo de Alagoas e a AECID.

Segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, o objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento sócio econômico e criação de emprego e renda no Estado de Alagoas. “Uma das primeiras ações deste programa foi reforçar a promoção da Agência de Fomento de Alagoas, que atua de forma a contribuir com os objetivos gerais do programa”, explicou.

De acordo com a analista de Projetos da instituição, Cintia Silver, dentro do fortalecimento institucional da Desenvolve está prevista a capacitação dos funcionários, sendo a ocorrida ao longo desta semana a primeira delas. “Um dos resultados esperados é, ao final do programa, ter fortalecido os conhecimentos e habilidades da equipe técnica da Agência para a elaboração e gestão de projetos de desenvolvimento”, disse.

Além disso, o programa foi o responsável pela estruturação do plano de negócios da Agência e o apoio à formação do conselho consultivo. As ações e atividades são realizadas através da parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e Desenvolve, AECID, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).