O gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura do Agreste, Guilherme Belmonte, esteve reunido com técnicos das Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) nesta quinta-feira (4). O encontro, que também contou com a presença de técnicos do Sebrae/AL, aconteceu em Arapiraca.

Segundo Guilherme Belmonte, o principal objetivo da reunião era articular um novo planejamento para o Arranjo. Antes contemplando somente produtores de pinha, o APL Fruticultura passou também a beneficiar os agricultores que trabalha no cultivo do abacaxi e de caju.

“Estamos começando a fazer um levantamento completo dos municípios envolvidos no projeto. Hoje, contamos com os produtores dos municípios de Igaci, Estrela de Alagoas e Palmeira dos Índios. Com a introdução das novas frutas, passaremos a atender também parte de Arapiraca, Coité do Noia, Taquarana e Limoeiro de Anadia”, revelou o Gestor

Ainda segundo Guilherme Belmonte, o primeiro passo para o desenvolvimento do projeto será a listagem de novos produtores envolvidos. Com essa nova inciativa, estima-se que cerca de 400 agricultores sejam beneficiados. O APL Fruticultura no Vale do Mundaú faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Sebrae/AL e Desenvolve - Agencia de Fomento de Alagoas.