O Espaço Cultural Linda Mascarenhas, equipamento cultural do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), está inserido no cenário artístico da cidade como um local provedor de cultura e bom entretenimento, utilizando para isso projetos próprios ou em parceria com produtores independentes para movimentar a cena local. O mais recente exemplo de parceria é com o Festival LAB, com o teatro abrindo suas portas para que o público alagoano possa ter acesso facilitado, conhecendo de perto a programação de qualidade inserida nessa iniciativa.

Este ano o Linda vai abrigar shows nos dias 7 e 20 deste mês, sendo neste domingo as atrações Franny Glass, do Uruguai; e Momo, do carioca Marcelo Frota. No dia 20 será a vez de Lise + Barulhista, de Minas Gerais; e da banda paranaense Ruído/mm.

O Festival LAB chega esse ano a sua quarta edição, reunindo no mesmo palco apostas e novas referências da música brasileira e latino-americana. O evento, que foi criado com a proposta de apresentar ao público alagoano novas tendências musicais, já se consolidou como um dos festivais independentes mais importantes de Alagoas.

Para 2012 a programação conta com três dias de shows: 7 e 20 de outubro no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, e 26 de outubro no Armazém Uzina. A programação traz diversos shows de novos artistas e destaques recentes do cenário musical brasileiro e latino, incluindo a banda alagoana Gato Zarolho.

Além dos shows, o LAB, em parceria com o Sesc/AL, realiza o workshop “Trilha Sonora para Audiovisual”, entre os dias 22 e 25 de outubro, com os músicos mineiros Daniel Nunes e Davidson Soares. A atividade é gratuita e pretende oferecer estratégias que fomentem o uso e apropriação de ferramentas para produção em trilha sonora, com o objetivo de despertar o interesse do público para produções multimedia.

Atrações
Apontado como um dos melhores compositores da nova música uruguaia, Gonzalo Deniz iniciou o seu projeto solo, Franny Glass, em maio de 2007. Desde então, lançou outros dois discos e vem colecionando prêmios latinos, como melhor álbum pop alternativo no Prêmio Graffiti (2009) e melhor cantor no Prêmio Iris (2012). Momo, por sua vez, é o projeto musical de Marcelo Frota. Criado em 2006, já conta com três discos lançados: “A Estética do Rabisco” (2006), “Buscador” (2008), e o mais recente “Serenades Of A Sailor” (2011). Em 2009, a convite do World Music Festival de Chicago, a música de Momo ganhou o mundo.

Lise + Barulhista é a associação de Daniel Nunes e Davidson Soares para a produção de experimentos em música eletroacústica para performances e composições de trilhas sonoras. Estes experimentos resultam em shows ou performances musicais constituídas de criações autorais colaborativas dos artistas. Para o dia 20, o LAB promove uma parceria com o clube de cinema Tela Tudo e promove o cine-concerto de “O Gabinete do Dr. Caligari”. Com o objetivo de resgatar a atmosfera dos primórdios do cinema, em que as projeções de filmes mudos eram acompanhadas por trilha sonora executada ao vivo, Lise + Barulhista executam ao vivo a trilha sonora desenvolvida para o clássico alemão “O Gabinete do Dr. Caligari” (1920), de Robert Wiene.

Encerrando a noite, vem o grupo Ruído/mm (lê-se ruído por milímetro). A banda, em 2011, lançou o disco “Introdução à Cortina do Sótão", o terceiro da discografia. O álbum esteve presente em diversas listas de melhores do ano e consolidou o grupo como um dos nomes mais interessantes da safra de bandas instrumentais brasileiras, com uma sonoridade que mistura elementos do pós-rock, punk, psicodelia, jazz e até mesmo tango.