Em assembléia histórica realizada nesta quarta-feira (03), no auditório do Clube Fênix Alagoano, os trabalhadores em educação da rede estadual e o Sinteal marcaram mais uma vitória histórica na luta pela aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS) da categoria: com a realização de uma reunião entre o secretário de Estado da Educação e comissão de representantes do Sinteal e da base da categoria, que deliberou a retomada das negociações entre o Sinteal e o Governo do Estado.
Assembleia lotada
Numa demonstração de organização, força, coragem e união, os trabalhadores da rede estadual de educação lotaram por completo o auditório do Clube Fênix Alagoano, para discutir os encaminhamentos de luta pela aprovação do PCCS.
Marcha histórica democrática
Terminada a assembléia geral, as/os trabalhadoras/es em educação e diretoria do Sinteal iniciaram uma histórica e democrática Marcha em Defesa do PCCS, que partiu do Clube Fênix, na praia da Avenida, rumo ao Centro de Convenções, em Jaraguá, com o objetivo (alcançado) de conseguir uma reunião com o titular da pasta da Educação estadual, para reivindicar a retomada das negociações quanto à tramitação do PCCS.
Reunião da retomada das negociações
A reunião que envolveu diretores do Sinteal, representantes da base e o secretário de Estado da Educação decidiu, finalmente, pela retomada das negociações sobre o PCCS, com a marcação de nova reunião técnica da Comissão Mista do plano para a próxima 4ª feira (10/10), ficando assim suspensa, por deliberação da categoria, em uma segunda assembléia e após a reunião com o secretário de Educação, a paralisação marcada para o dia 10, mas com as/os trabalhadores mantendo o “estado de mobilização”. Na 5ª feira (11/10), está convocada nova assembléia geral, às 09h00, na sede do Sinteal, no Mutange.
A pauta é uma só: analisar o resultado da reunião da Comissão Mista do PCCS de 4ª feira (10/10) e tirar novos encaminhamentos de luta pró-PCCS.
Confiança
Segundo a presidenta do Sinteal, companheira Consuelo Correia, “a assembleia e a Marcha que a categoria e o Sinteal realizaram nesta terça-feira demonstram que os trabalhadores da rede estadual estão unidos e organizados em prol de uma conquista histórica para a educação. Confiamos que todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação – professores, funcionários de apoio e administrativo, diretores, secretários escolares e aposentados – estaremos unidos nessa luta”.









