O auditório do Senac Poço foi palco, na última terça-feira (2.10), para a abertura do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido pela área de Saúde do Senac Alagoas em parceria com a Polícia Militar. Até dezembro, 1500 alunos das turmas do Programa de Aprendizagem e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) participarão de um encontro semanal de 2 horas com a equipe da PM de Alagoas, momento em que vão desenvolver lições sobre os efeitos das drogas, as maneiras de resistir às pressões dos grupos, formas de construir a auto-estima, e o conhecimento sobre o que é violência e as maneiras de reduzi-las.
“Existem muitos problemas nas empresas, principalmente, com relação às drogas lícitas. Por isso, implantar esse programa no Senac, uma escola que é referência em educação profissional, será um grande ganho. Formaremos aqui multiplicadores do combate às drogas e à violência”, destacou a Tenente Coronel Valdenize Ferreira Lima, Coordenadora do PROERD em Alagoas, ao revelar que também foi aluna do Senac. “Fiz aqui o curso de Atendente de Farmácia e dei início à construção da minha carreira profissional. Por isso, posso afirmar que vocês estão em um lugar privilegiado. Trazer o PROERD para essa escola foi uma grande presente”, complementou ela.
Para a Assessora Técnica do Programa de Aprendizagem do Senac Alagoas, Rosemeire Pureza, levar até o Senac programas como esse produzem ganhos não só nos profissionais em formação, mas, especialmente, na vida em sociedade. “Os jovens estão cada vez mais vulneráveis e sem limites. As orientações do PROERD reforçarão o trabalho desenvolvido pelo Senac, que se preocupa com a formação de profissionais conscientes de seu papel na sociedade”, disse a Assessora.
Durante a aula inaugural do programa, os alunos participaram de uma série de atividades motivacionais e, com muita animação, foram apresentados ao Programa. “Além de profissionais de excelência, vocês serão agentes transformadores da sociedade. E esse será mais um diferencial na formação de vocês”, disse Cícera Paiva, Diretora Técnica do Senac Alagoas, ao dar as boas-vindas aos alunos.
PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD tem como base o Programa Norte Americano denominado D.A.R.E. “Drug Abuse Resistance Education“, criado na cidade de Los Angeles - EUA, em 1983, pela Professora e Psicopedagoga Ruth Rich, do Distrito Escolar de Los Angeles, em conjunto com o Departamento de Polícia daquela localidade e hoje já está em mais de 64 países do mundo, inclusive no Brasil, onde está sendo aplicado em todas as unidades federativas.
Este Programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos Policiais Instrutores PROERD, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.

Maceió








