Convênio da Seagri com cooperativa beneficia mil famílias do Litoral Norte de Alagoas

02/10/2012 19:55 - Maceió
Por Redação

Cerca de mil famílias vinculadas à Cooperativa de Pequenos Produtores da Região Norte de Alagoas (Coopernorte) serão beneficiadas com as ações de um convênio firmado entre a cooperativa e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Entre as ações estão a aquisição de um caminhão e de um trator para auxílio na logística da produção agrícola, melhoria de estradas e maior rapidez no processo de comercialização dos produtos de agricultores dos municípios de Matriz do Camaragibe, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga, Maragogi, Porto Calvo, Jacuípe e Jundiá.

Para validar estas ações e discutir políticas públicas para os agricultores da região, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, participou, na última quinta-feira (27), de um encontro no município de Porto Calvo com produtores familiares, assentados da reforma agrária, representantes do Sebrae/AL, Emater/AL, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ONGs, secretários municipais e lideranças do setor rural, além de 150 membros da Coopernorte.

Os agricultores já fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) , que aumentou o valor comercializado de R$ 128 mil em 2011 para R$ 465 mil em 2012; o Programa de Sementes, e já comercializam frutos do projeto de entrega de mudas nos municípios que sofreram com as enchentes de 2010.

O secretário José Marinho explicou que o trabalho é para estruturar a Região Norte. “A entrega desses equipamentos é mais uma ação fundamental, pois assim estamos afirmando o compromisso do governador Teotonio Vilela de fortalecer a agricultura em todo o Estado, ampliando programas como o PAA, entrega de sementes, parceria com a Emater para assistência técnica e iremos também batalhar para novos convênios federais, como aquisição de mudas de frutas, um projeto que deu muito certo para esta região, com culturas como maracujá, limão e laranja”.

O agricultor e presidente da Coopernorte, Pedro Elias dos Santos, falou da importância do encontro: “Esta é para nós a reunião mais importante depois de muitos anos na região norte. Agradeço ao Governo de Alagoas e ao secretário Marinho pela força que teve para conseguir os equipamentos para nosso grupo de cooperados e esperamos conseguir ainda mais benefícios para ajudar na produção e venda de nossos alimentos”.

Segundo o assessor territorial Orlando de Moraes, articulador da reunião, “o governo sinalizou com mais esta conquista que apoia a estratégia de desenvolvimento territorial nesta região, respeita a demanda apresentada pela sociedade e está dando importantes passos para o crescimento dos agricultores familiares”.

Foi citado ainda no encontro o projeto da Coopernorte, de açúcar mascavo artesanal, que o secretário se comprometeu a empenhar-se para conseguir viabilizar.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..