Centrais Já se expandem e padronizam modelo de atendimento

01/10/2012 16:53 - Maceió
Por Redação

O novo modelo de gestão das Centrais de Atendimento ao Cidadão Já! prevê a modernização das unidades pela padronização dos serviços e a excelência no atendimento, especialmente com o advento da gestão eletrônica. O projeto está tramitando na Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), em fase de licitação, e será realizado pelo Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal (Pnage), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A Central de Atendimento ao Cidadão Já! é um dos projetos estruturantes do programa “Alagoas Tem Pressa” do Governo de Alagoas, e é gerenciado pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), por meio da Superintendência Atendimento ao Cidadão e da Superintendência de Modernização e Governança Eletrônica.

O Pnage tem como objetivo geral melhorar a efetividade e a transparência institucional das administrações públicas dos Estados e do Distrito Federal, a fim de alcançar uma maior eficiência do gasto público. A empresa escolhida para implantar o novo modelo de gestão treinará todos os servidores que estão lotados nos Jás!, em um período de 270 dias. Esse grupo terá condições de oferecer a excelência no atendimento, dispondo de apoio logístico e de infraestrutura.

Essa Consultoria tem como meta melhorar a qualidade na prestação de serviços públicos nas Centrais de Atendimento ao Cidadão, introduzindo novos benefícios para a população, promovendo o comprometimento dos funcionários e melhorando o relacionamento entre Estado e Cidadãos, até o final de 2014. Para isso será necessário reestruturar, reformar e ativar novas unidades, algumas no interior do Estado.

O padrão de atendimento nas centrais contempla a gestão eletrônica, que permite a emissão de senhas, o gerenciamento na organização das filas por tipo de serviço, o monitoramento do atendimento e do tempo médio de espera; a geração de estatísticas dos atendimentos realizados por cada órgão sediado nas unidades. Além disso, as centrais serão reestruturadas e montadas com mobiliário adequado para a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência e idosos.

Unidades da capital

Atualmente, o Serviço de Engenharia de Alagoas (Serveal) está trabalhando na reestruturação do layout administrativo das duas unidades do Já! na capital; Shopping Farol e Centro, que funciona no prédio da antiga sede do Banco do Estado (Produban), no Calçadão do Comércio. Essas duas unidades ganharão também novo mobiliário, de forma a adequá-las ao modelo padrão. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira. O Já! Farol, no horário das 10 às 19h, com exceção do Detran, que em todas as unidades descentralizadas funciona até às 14h. Na unidade Centro, o atendimento começa às 8h e termina às 17h.

O Serveal também está à frente da reforma do Já! Mangabeiras. O projeto arquitetônico já foi concluído. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) é a responsável pela licitação da obra. O local voltará a funcionar em meados de 2013. O projeto arquitetônico prevê a construção de um auditório no primeiro andar, onde funcionarão cursos da Escola de Governo de Alagoas (Egal). Além dessa novidade, o prédio oferecerá modernas instalações, ambiente climatizado e modelo de gestão padrão.

O Já! Mangabeira será entregue à população com serviços de pelo menos doze órgãos. Procon, DER, Sine, Defensoria Pública, Casal, Detran, Sefaz, Eletrobrás, Espaço Servidor, Secretaria Municipal de Finanças e Instituto de Identificação, para emissão de Carteira de Identidade.
Na segunda quinzena de outubro, a Central de Atendimento ao Cidadão Já! Pátio Maceió será inaugurada. Construída numa área de quase 600 metros quadrados, no 1º andar do centro comercial, os serviços oferecidos serão os mesmo elencados para dar suporte ao Já! Mangabeiras no próximo ano. Nessa central o funcionamento será das 10 às 18h.

Interiorização

A unidade São Miguel dos Campos foi a primeira a funcionar no interior do Estado, no ano de 2005. Passou este ano por uma reestruturação e reforma nas instalações da parte física, elétrica e hidráulica. O ambiente foi climatizado, ganhou nova sinalização, pintura e mobiliário. Com mais de trinta serviços oferecidos pelos cinco órgãos instalados no espaço, a unidade registra cerca de 250 atendimentos diários, perfazendo uma média mensal de quase quatro mil.

Desde o dia 27 de agosto o Já! Arapiraca está funcionando, ocupando um espaço de aproximadamente 450 metros quadrados. Localizado no térreo do prédio da 5ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), localizado à Rua João Ribeiro Lima, 101, quadra 38, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h.

Três novidades estão disponíveis nos serviços oferecidos. Uma delas é a Central de Atendimento Empresarial Fácil – através do Sebrae e da Junta Comercial de Alagoas (Juceal). O Fácil é um sistema de atendimento que prevê a simplificação, racionalização e padronização dos processos de abertura de empresas, através de redução da burocracia.

Outras novidades são os espaços reservados para servidores públicos estaduais ativos e inativos. O Espaço Servidor, que oferece aos servidores públicos o acompanhamento de processos, acesso ao Portal do Servidor para criação de senha de contracheque, Imposto de Renda e informações sobre empréstimos consignados, e o AL Previdência, para consultas de inativos (aposentados e pensionistas).

No Já! Arapiraca há também serviço da Secretaria da Defesa Social (Seds), com o Instituto de Identificação, Eletrobrás, Procon e Detran. Neste último, a novidade é sala de provas virtuais para retirada da CNH. Além da população de Arapiraca, os serviços da unidade beneficiam moradores de mais de 25 municípios do Agreste e Sertão alagoano.

As cidades de Penedo, Maragogi e Delmiro Gouveia também ganharão unidades da Central de Atendimento ao Servidor Já, nos padrões da gestão de excelência, até 2014. 

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