Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) inicia, nesta quinta-feira (27/9) o 92º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. O evento, que acontece pelo menos quatro vezes ao ano, reúne num mesmo espaço os mandatários de Tribunais que, apesar da semelhança quanto à atividade fim, experimentam peculiaridades regionais diferentes.

 

A solenidade de abertura oficial ocorrerá às 19h00, no Plenário do Tribunal de Justiça, com a abertura dos trabalhos pelo desembargador-presidente Mário Gurtyev de Queiroz. Em seguida, haverá o pronunciamento do desembargador Marcus Antonio de Souza Faver, presidente da Comissão Executiva do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil. Na sexta-feira (28/9), será realizada a reunião de trabalho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça. Os temas a serem debatidos foram definidos pelo Colégio Permanente de Presidentes.

As palestras iniciarão às nove da manhã, no Salão de eventos do Ceta Ecotel. Ao término do encontro será formulada a Carta do Amapá, um documento que assenta os debates que serão travados e firma o posicionamento do Colégio em defender os princípios e funções institucionais do Poder Judiciário nacional, especialmente do Poder Judiciário estadual, para proporcionar integração e intercâmbio de experiências funcionais e administrativas.

Fundação – O Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasi

l O Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil oi fundado no dia 9 de outubro de 1992, na cidade de Belo Horizonte (MG). A troca de experiências e a oportunidade de compartilhar necessidades e soluções para as demandas da Justiça são alguns dos pontos que fazem com que o Colégio de Presidentes seja reconhecido como um fórum essencial para o fortalecimento das instituições que formam o Judiciário brasileiro.