Sem reajuste esperado, Correios reabrem e fazem mutirão

28/09/2012 06:18 - Maceió
Por Redação
Image

As agências dos Correios por todo o país funcionam normalmente nesta sexta-feira (28), após o julgamento do dissídio coletivo, por parte do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que decidiu pela volta dos servidores, que tiveram de aceitar um reajuste abaixo do esperado.

Em greve desde o dia 19, os servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), reivindicavam o reajuste de 43,7%, sendo 33,7% para perdas salariais e 10% para ganhos reais. Porém, o governo que de início não aceitava negociar, ainda ofereceu 6.5%, com os servidores sendo praticamente obrigados a aceitar, diante do julgamento do dissídio coletivo no TST, segundo palavras do presidente interino do Sindicato dos Trabalhadores da ECT em Alagoas (Sintect-AL), Sérgio Rubião.

“Tivemos que aceitar a proposta. Era isso ou nada e não adiantaria continuar a greve, uma vez que poderíamos descumprir uma decisão judicial, já que o TST julgou o dissídio coletivo e decidiu pelo retorno dos serviços”, disse.

Porém, a categoria ainda tem um motivo para comemorar. A assistência médica seria um dos pontos de perdas para os servidores, uma vez que seria alterada, com o atendimento reduzido, mas a categoria conseguiu mantê-la.

Após a decisão do TST, as agências funcionam normalmente, no que se trata de serviços, mas terá de colocar em dia as atividades que ficaram paralisadas. Diante da situação, os servidores terão de trabalhar aos finais de semana para compensarem os dias de greve.

“Nós sabemos que vamos trabalhar alguns finais de semana, acredito que aos sábados, mas a ATA da reunião será revisada para que fique decidido de fato, os dias que teremos de trabalhar para essa compensação”, disse Rubião.

Aparentemente decidido o retorno, um problema ainda será resolvido. Os nove dias de paralisação serão descontados da folha dos servidores. Porém, o jurídico dos respectivos sindicatos pelo Brasil, irão recorrer da decisão e a empresa terá de devolver os dias descontados em até 24h, caso isso não aconteça, terá de pagar multa.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..