Do hobby à profissão de professor em alto mar

28/09/2012 23:59 - Brasil/Mundo
Por Redação

A paixão por uma atividade ou profissão pode ser denominada de Hobby por muita gente. Porém, para alguns ela mostrou um lado que até então não se conhecia, um novo tipo de gosto e carinho especial que poucos conseguem conhecer durante um trajeto na vida profissional. Mas foi assim que o professor e hoje capitão amador, Fábio Reis, montou uma verdadeira enciclopédia dos mares. Ele dava aulas de física em uma universidade na capital São Paulo e sem querer foi levado a tentar entender a navegação astronômica. “Na verdade nunca fui muito ligado ao mar, mas sempre me perguntava: Qual a relação dos astros com a posição na terra?”, afirma Reis.

 

Um questionamento simples levou-o a escrever livros disponíveis em CD e que hoje são comercializados pela Livraria Náutica, a maior loja virtual deste segmento no país. São vários títulos disponíveis no site, tais como “Navegação Astronômica até a Passagem Meridiana”, “Comunicação na Navegação Oceânica”, “Arrais Amador”, “Fundamentos da Navegação Eletrônica”, “Meteorologia”, “Exames e Testes adicionais”, “Navegação Costeira” e “Navegação Costeira com GPS”.

 

Em sua história, começou a estudar Astronomia de Posição, entrou em contato com os exames da Marinha e sem perceber, iniciou aulas de capitão amador. A bibliografia brasileira neste ramo ainda é precária, embora de muitos anos para cá ela venha crescendo. Na época, o professor sentiu falta de algo nas prateleiras e estantes que fosse mais nacional, pois só existiam cópias de livros estrangeiros que de acordo com ele não se preocupavam com a didática. Foi nesse momento que decidiu fazer o seu trabalho.

“Comecei a me envolver com velejadores interessados em dominar essa matéria e acabei introduzindo esse curso na grade curricular do curso de física da Unicamp, onde era professor.”, conta ele. Os outros tipos de navegação também eram escritos por pessoas que não tinham um interesse de aprimorar o ensino, por isso, Fábio decidiu que iria cobrir todos eles. “Pela falta desse material para estudo, meus livros se tornaram uma referência a quem quer aprender a navegação.”. Em 1990, montou a “Escola Náutica Fábio Reis” e ministrou vários cursos desde então. Com a aposentadoria, pode se dedicar exclusivamente ao ensino da náutica.

Um de seus momentos mais marcantes nesse meio da história com a navegação ocorreu durante uma viagem de Salvador para o Rio de Janeiro em um mês de Setembro. Um dos tripulantes avisou o capitão que havia visto um golfinho na proa e ao chegar lá se depararam com uma grande Jubarte que se chocou com o barco. Eram na verdade, uma mãe e seu filhote. Naquele momento, Reis chegou a pensar que iria afundar, mas o próprio corpo da baleia amorteceu. Para mais informações acesse o site www.livrarianautica.com.br .

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..