Sesau realiza Oficina de Aconselhamento sobre Teste Rápido de Aids

27/09/2012 00:16 - Saúde
Por Redação

O aconselhamento das DSTs e HIV/Aids é um instrumento importante para a quebra da cadeia de transmissão da doença. Para refletir sobre os riscos de infecção e a necessidade de prevenção, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza a Oficina de Aconselhamento em DST/Aids e hepatites virais nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, no auditório do Hotel San Marino, na Ponta Verde.

Em suas rotas de transmissão, as DSTs e HIV/Aids envolvem práticas íntimas e carregadas de simbolismos particulares que são social e culturalmente determinados. Por essa razão, o Ministério da Saúde prioriza a inclusão das técnicas de prevenção nas próprias atividades assistenciais, por meio dos profissionais de saúde que já têm a oportunidade de manter um contato direto com a intimidade da vida do paciente, promovendo um trabalho preventivo ajustado às necessidades individuais.

Segundo a coordenadora estadual de DST/Aids, Fátima Rodrigues, o aconselhamento coletivo e individual no momento da oferta do teste rápido para o diagnóstico das DST e HIV/Aids é um componente importante na promoção da Saúde. Por isso, a oficina tem o objetivo de preparar os profissionais dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e das Unidades Básicas de Saúde para detecção dessas patologias e adoção de práticas seguras – reduzindo as infecções.

“Inserir o aconselhamento na rotina dos serviços de saúde é um grande desafio pelo fato de ser uma abordagem que exige dos profissionais habilidades específicas e uma boa administração do tempo do atendimento”, explicou a coordenadora, acrescentando que durante o aconselhamento, o profissional de saúde deve ir além das informações.

De acordo com Fátima Rodrigues, o profissional deve avaliar riscos e a vulnerabilidade caso a caso ou de cada grupo, além de trabalhar os sentimentos adversos que surgem no momento do teste rápido e conhecer a condição sorológica do paciente. Ainda segundo a coordenadora estadual, a oficina contribui para a descentralização das ações de aconselhamento e ampliação do acesso ao diagnóstico do HIV/Aids na Atenção Básica.

Aconselhamento

Especialmente no âmbito das DST e HIV/Aids, o processo de aconselhamento engloba o apoio emocional; o apoio educativo, que trata das trocas de informações sobre as DST e HIV/Aids, suas formas de transmissão, prevenção e tratamento, além da avaliação de riscos, que propicia a reflexão sobre valores, atitudes e condutas, incluindo o planejamento de estratégias de redução de risco.

No contexto das DST e HIV/Aids, o aconselhamento tem por objetivos promover a redução do nível de estresse; a reflexão que possibilite a percepção dos próprios riscos e a adoção de práticas mais seguras; a adesão ao tratamento; a comunicação e o tratamento de parceiro(s) sexual(is) e de parceiro(s) de uso de drogas injetáveis.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..