Maior blog de bombeiros do Brasil é feito por um oficial do CBM alagoano

27/09/2012 20:33 - Maceió
Por Redação

O campo de atuação operacional dos bombeiros é bastante amplo, mas possui poucas fontes de informação e publicações que auxiliem no aperfeiçoamento profissional. Foi depois dessa constatação, no ano de 2009, que o tenente Luiz Augusto, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), decidiu de forma despretensiosa compartilhar parte do material de que dispunha em casa. Hoje, o blog Profissão Bombeiro se tornou o maior do gênero no Brasil, com mais de mil visitas por dia.

A ferramenta se mostra muito útil aos bombeiros militares e civis, pela sua diversidade de conteúdo. Nele podem ser encontradas informações sobre divulgação de cursos e concursos, dicas de segurança, normatizações do serviço operacional, curiosidades do dia a dia dos bombeiros, técnicas e equipamentos de salvamento, disponibilização de manuais, artigos, reportagens, ocorrências, etc.

O autor também mantém uma página no Facebook com mais de 3.700 seguidores.
“Além de ser indispensável para divulgação do blog, o site é importante por possibilitar uma interação direta com o público”, ressalta ele. “Hoje, fico feliz em receber um retorno positivo de nossos leitores e parceiros, de vários estados do Brasil e até de outros países, como Portugal. Ao mesmo tempo, tenho consciência da responsabilidade de fornecer um conteúdo com propriedade e de procedência”, completa.

O tenente Luiz Augusto também afirma que pretende ampliar a divulgação e frequência das publicações, proporcionando sempre um conteúdo útil aos seus colegas de profissão e à população.

A busca pelo aperfeiçoamento

O tenente Luiz Augusto, autor do blog, está sempre buscando se aprimorar. Além do Curso de Formação de Oficiais, concluído em 2006 na cidade de Pau D’Alho, em Pernambuco, ele participou de vários outros, como o Curso de Perícia de Incêndio e Explosões e o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, ambos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

O militar também possui pós-graduação lato sensu em Segurança Pública pela Senasp-Fal. Mas o Curso de Salvamentos Especiais do CBMAL é o que ele destaca como um dos mais marcantes em sua vida. Os chamados “Águias” passam por um treinamento de seis meses, culminando com 12 dias de sobrevivência na selva, “os 12 dias mais inesquecíveis da minha vida”, conta ele.

Por diversas vezes, o oficial atuou como instrutor do CBMAL, da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), onde atua como tutor. Também já participou como palestrante em congressos relacionados à segurança pública. Ele costuma disponibilizar o conteúdo de suas palestras diretamente no blog como, por exemplo, o "Perfil do Profissional de Resgate e seu Papel no Gerenciamento de Emergências" e o "Plano de Ação em Múltiplas Vítimas".

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..