Alagoas consolida redução da violência no Brasil Mais Seguro

27/09/2012 17:11 - Maceió
Por Redação
Image

Com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI-Estratégico) se reuniu, nesta quinta-feira (27), para avaliar os três meses da implantação do Brasil Mais Seguro - Alagoas. O balanço do que foi feito nos últimos 90 dias mostra que durante este período foi registrada uma redução no número de homicídios comparado com o mesmo período do ano passado.

A apresentação foi feita pela própria secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que comemorou a redução de 10,37% no número de homicídios em Alagoas desde a implantação do programa Brasil Mais Seguro. “Nos últimos 90 dias, com todas as ações que implantamos no Estado conseguimos poupar 56 vidas. É muito gratificante ter invertido a curva e ver que ela se mantém decrescente”, ressaltou.

Regina Miki também mostrou que não foi apenas a redução do número de homicídios que comprova as ações do Brasil Mais Seguro, mas também a resposta que vem sendo dada aos autores dos crimes. A equipe da Delegacia de Homicídios, implantada depois do lançamento do programa, conseguiu chegar a autoria em 67% dos inquéritos policiais, sendo presos 26 criminosos.

As ações da Força Nacional também ajudam a implantar a política da paz em Alagoas. Foram quase 58 mil abordagens, 519 operações e 151 pessoas presas. Outro destaque foi a ação aérea. Os helicópteros fizeram mais de 300 voos em Alagoas. O trabalho da perícia da FN também merece destaque: foram 1804 armas periciadas nos últimos meses.

O governador Teotonio Vilela Filho comemorou os números e disse que eles devem a dedicação de todos que decidiram mudar a história de Alagoas. “Estamos implantando a cultura da paz e este movimento é irreversível. Vamos trabalhar incansavelmente para poupar ainda mais vidas”, frisou, agradecendo o apoio do governo federal na pessoa do ministro Cardozo.

Durante a reunião do GGI-Estratégico, o procurador-geral de Justiça, em exercício, Sérgio Jucá, representante do Ministério Publico, deu apoio às ações que estão sendo desencadeadas pela Força Nacional, inclusive, no que diz respeito a abordagens. “Foi investigado se havia abusos nessas ações e constatado que não há. Percebemos que o governo vem buscando levar a tranquilidade para o povo ordeiro e da paz que é o alagoano”, ressaltou.

O ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, afirmou satisfação diante do resultado do programa em Alagoas. “Uma coisa que me impressionou e que foi fundamental para a escolha de Alagoas para ser piloto do Brasil Mais Seguro era a ambiência encontrada aqui. Fico feliz com os números, não esperávamos que fossem tão positivos. Continuem unidos porque vocês vão mudar a história deste Estado”, disse Cardozo.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..