Proleite garante programação diversificada

26/09/2012 20:17 - Maceió
Por Redação

Acontece, de 24 a 27 de outubro, no Parque de Exposições José da Silva Nogueira (Pecuária), o 15º Seminário para Produtores de Leite e Derivados de Alagoas (Proleite). O evento, organizado anualmente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), esse ano volta a fazer parte da programação da 62ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro 2012).

O evento é um dos espaços mais importantes de discussão sobre tecnologia, manejo e políticas públicas para o setor produtivo do leite em Alagoas. Seminários, palestras e minicursos irão abordar tecnologia, mercado, qualidade e tendências da cadeia produtiva de leite e derivados. O objetivo é fornecer informações para auxiliar laticinistas, produtores rurais, estudantes e profissionais da área.

Esse ano, devido à seca que atinge o município de Batalha, a Expo Bacia Leitera não acontece e por isso o Proleite, que em 2011 fez parte do evento, volta a integrar a programação da Expoagro. Segundo o assessor de tecnologia do Senai/AL, Fabrício Colombo, a mudança de local não será problema."A Expoagro é um evento de grande porte e abrange as nossas áreas de atuação, o que agrega muito valor ao evento" afirmou.

Na programação estão confirmados o 8° Concurso de Lácteos e a tradicional Praça do Leite, que nesta edição vai ter um design diferenciado para que os laticinistas exponham aos visitantes os seus produtos.

A novidade para este ano fica por conta da estrutura física, o espaço vai ser dobrado para que sejam discutidos dois temas no mesmo dia, o que vai permitir uma melhor otimização do tempo.

"O Proleite sempre costuma inovar em alguns aspectos. Esse ano as palestras ocorrerão em dois dias. O primeiro dia permanece sendo o dia das políticas públicas e no segundo dia vamos ter dois eventos paralelos, onde atenderemos ao produtor rural e ao laticinista com temáticas diferentes. Isso é interessante, porque normalmente quando o laticinista vem para o seminário ele também traz os seus produtores, então esses eventos, acontecendo paralelamente, vão proporcionar uma melhor dinâmica para o seminário," destaca Fabrício Colombo.

Um dos destaques da programação será a palestra do analista de captação e coordenador de qualidade do leite da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR/MG)/ Itambé, Fernando Ferreira Pinheiro, que abordará o tema: Pagamento por Qualidade do Leite. Segundo Colombo, o assunto está em alta. Nesta prática, o valor do leite aumenta de acordo com o teor de gordura e proteínas. Quanto maior a quantidade de gordura, maior será o valor do produto. O palestrante trará sua experiência de relacionamento com os produtores de laticínio do Estado de Minas Gerais.

Nesta edição, a média de público por dia deve ser de aproximadamente 200 participantes e o esperado é que o seminário atinja o total de 600 pessoas.

"Esse ano o público pode esperar um ciclo de palestras bem diversificado, onde os palestrantes abordarão temáticas com informações técnicas e tecnológicas referente as suas áreas de atuação, ou seja, o produtor rural vai ficar sabendo o que está sendo realizado em outros estados, além de se informar sobre o surgimento de novas tecnologias e formas de manejo," concluiu Colombo.

O evento conta com o apoio do Sindicato Rural dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindileite), do Sindicado das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite de Alagoas (SileaL), da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), do Governo do Estado de Alagoas, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas em breve. Os interessados devem ficar atentos, pois a procura é grande e as vagas são limitadas.

Serviço:
O quê: 15º Seminário para Produtores de Leite e Derivados- Proleite
Onde: Parque de Exposições José da Silva Nogueira (Pecuária)/ Durante a 62ª Expoagro
Quando: de 24 a 27 de outubro
Informações: (82)2121-7257 - Unidade Senai Tabuleiro 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..