APL Lagoas e Mares do Sul capacita grupos no Sistema de Gestão Turística

26/09/2012 22:56 - Turismo
Por Redação

O Arranjo Produtivo Local (APL) Lagoas e Mares do Sul, em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur) e o Instituto Marca Brasil (IMB), promoveu uma capacitação em Sistema de Gestão Turística (SGT), no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), em Marechal Deodoro. O treinamento, que é uma continuidade do Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos, teve seu início na última terça-feira (25) e se encerrou nesta quarta-feira (26), depois de orientar grupos gestores do território.

Baseado no Índice de Competitividade do Turismo Nacional, desenvolvido pelo MTur, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2011, o curso tem como objetivo principal habilitar grupos na utilização das ferramentas do SGT. “Esse sistema é o responsável pelo armazenamento e sistematização de ações do projeto de gestão e planejamento de destinos turísticos. Ele vai monitorar ações desenvolvidas pelos envolvidos no Arranjo”, explicou a gestora do APL Lagoas e Mares do Sul, Claudia Costa.

No primeiro dia do curso os alunos tiveram contato com toda a parte teórica do programa, já no segundo e último foram apresentadas as partes técnicas que os responsáveis terão contato durante a utilização do sistema.

Segundo a gestora do Arranjo, o intuito é proporcionar um método automatizado para a gestão da competitividade e articulação das ações entre o Ministério do Turismo e os municípios turísticos. “Com o acompanhamento real do Ministério, depois que esse sistema estiver em pleno funcionamento será muito mais fácil tocar projetos na região, fazer com que as ações ofereçam resultados com mais rapidez.", destacou.

Depois que os grupos estiverem aptos ao manuseio das ferramentas, o sistema será liberado e um responsável será escolhido para a inserção de informações. “As ações desenvolvidas serão inseridas dentro do sistema, ele poderá ser acompanhado pelo Ministério e pelo próprio grupo gestor. Cada representante será responsável por fornecer material para o sistema, que deverá apoiar ações efetivas e proporcionar geração de métricas para o gestor público com relação às ações priorizadas”, concluiu Cláudia. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..