Assessor do Governo Federal visita bases comunitárias na periferia de Maceió

25/09/2012 09:51 - Maceió
Por Redação

O assessor da Secretaria Nacional de Relações Políticas Sociais, Cândido Hilário Bigode Garcia Araújo, fez, nesta segunda-feira (23) visitas às bases comunitárias dos Conjuntos Carminha, Selma Bandeira e Osman Loureiro, todos na parte alta da cidade. O objetivo foi conhecer, conversar e convidar as lideranças e a população para a mobilização do lançamento do Plano de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude Negra, do Governo Federal.

O plano, que é uma ação das secretarias nacionais de Juventude, Secretaria Geral e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), será lançando nesta quinta-feira (27), em Maceió, a partir das 11h, no Centro de Convenções, em Jaraguá. Intitulado Juventude Viva, o programa será lançado com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Luiza Bairros (Seppir) e do governador Teotonio Vilela, além de seu secretariado e autoridades dos governos federal, estadual e municipal.

No Carminha, a comitiva do Governo Federal e do Estado foi recebida na Igreja Casa de Oração, com atividades esportivas e cantos religiosos. Logo após, a comitiva seguiu em caminhada até a base comunitária.

Sonály Bastos secretária adjunta de Articulação Social, que representou o secretário Claudionor Araújo, lembrou que “até bem pouco tempo ninguém queria ser líder comunitário no Carminha”. Com ações de policiamento do Governo, ocupação por policiais das ruas do conjunto, implantação da Base Comunitária e, mais recentemente, a realização de um curso de mediação de conflitos, ela diz que os resultados já podem ser percebidos.

O major Hermes, comandante do 5º Batalhão da PM, o subcomandante, capitão Francelino, e o subtenente Fleximan, da base do Carminha, receberam o assessor Cândido Hilário e confirmaram todo o apoio que vêm recebendo.

Depois do Carminha, a comitiva do governo seguiu até o Selma Bandeira, onde o Comandante da Base, sargento Eliziário, recebeu o assessor da Secretaria Nacional de Relações Políticas Sociais e falou dos principais problemas da região.

No final da tarde, eles chegaram ao o Osman Loureiro, onde foram recebidos no 4º Batalhão. O assessor explicou que o plano tem parceria de seis ministérios, oito secretarias de Estado, além de apoio de entidades da sociedade civil, e tem por objetivo reduzir o elevado índice de homicídios de jovens negros em Alagoas.

Segundo Dados do Ministério da Saúde, 53% dos homicídios registrados no Brasil vitimaram pessoas jovens, sendo 75% desses jovens negros(as), de baixa escolaridade e a maioria do sexo masculino. Diante desse quadro, o plano foi inserindo como prioridade presidencial pela posição que Maceió ocupa (2º) entre as 132 municípios que concentram mais de 70% dos homicídios registrados no País. Farão parte também do plano Marechal Deodoro (119º) e União do Palmares (123º).

“Gosto muito do contato com os líderes comunitários. Foi muito prazeroso e interessante conhecer esse trabalho tão bonito e importante das bases comunitárias. Acredito que em três meses de execução do plano já iremos registrar dados de redução do índices de jovens negros”, disse Cândido Hilário.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..