A entrevista pesada de Fernandão, cobrando empenho de medalhões, surtiu efeito. Depois de uma semana com clima tenso, o Internacional voltou a vencer no Brasileirão. Fez 3 a 1 em cima do Bahia no Beira-Rio, com gols de Fred, Forlán e Damião. Kleberson, no último minuto, descontou, mas não ofuscou o alívio. A vitória com mais vibração deixa o Colorado perto do G-4 outra vez. Os baianos, por sua vez, assistiram a série invicta de sete jogos terminar.
Com o escore em Porto Alegre, casado aliado ao placar do Vasco diante da Ponte Preta, a distância do Internacional para a zona de classificação à Libertadores caiu. Dono de 40 pontos, o Colorado passa a estar quatro pontos atrás dos cariocas, mas segue em sétimo lugar. Para o Bahia, a primeira derrota no returno e a manutenção dos 31 pontos.
Exatamente uma semana depois, o Internacional fez um primeiro bem diferente daquele que originou as críticas abertas de Fernandão. Deixou de lado o marasmo apresentado contra o Sport e buscou o gol diante do Bahia desde o minuto inicial. As tentativas renderam êxito.
Aos 12, após dividida de Ygor e Jussandro na linha de fundo, a bola sobrou para Fred. Dentro da grande área, o meia encheu o pé direito e acertou o ângulo de Marcelo Lomba. Um gol com efeito de alívio para o time e resposta para o técnico.
Com a vantagem, o Colorado deu espaço. O Bahia criou duas chances. A primeira com Elias, após recuo errado de Damião. A segunda com Souza. Cara a cara com Muriel, o centroavante bateu de primeira e perdeu o gol.
A reposta do Internacional foi no contra-ataque. Forlán, de inúmeras finalizações erradas com os dois pés, usou a cabeça para fazer o 2 a 0. O uruguaio aparou dentro da área após cruzamento de D’Alessandro.
Mesmo sem ser perfeito, o time gaúcho foi para o vestiário com vitória parcial merecida. Pelo mesmo escore do jogo passado: o 2 a 0. O mesmo placar que tirou Fernandão do sério e deu início a nova turbulência no Beira-Rio. Cenário que seguiu sendo revertido na etapa final.
Jorginho tentou voltar ao jogo colocando Kleberson, mas desde cedo o Inter manteve a vontade. Tanto que Fred quase marcou aos 3. Damião, aos 7, não desperdiçou. Após tentar toque de letra e meia-lua no primeiro tempo, o centroavante simplificou. Com um chute muito forte, de fora da área, ele pegou Lomba de surpresa e botou outro gol no placar. No final, o Bahia descontou após cobrança de escanteio. Kleberson ficou a sobra na pequena área e bateu alto.