O Dia Mundia Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. O objetivo da data é incentivar os motoristas a deixarem o carro em casa por pelo menos um dia no ano, com o intuito de provocar a reflexão sobre a dependência que nós (e nossas cidades) temos do automóvel. Com isso, deve-se buscar outras alternativas, como o transporte coletivo, a bicicleta ou o próprio caminhar, para então observar como nossa cidade seria mais agradável se mais pessoas aderissem à essa iniciativa também em outros dias do ano.

Maceió tem aderido de forma tímida, mas crescente a cada ano, ao Dia Mundial Sem Carro, com campanhas educativas, passeios de bicicleta e distribuição de kits. De acordo com o organizador do Movimento Bicicletada, Daniel Moura, a cada ano o número vem aumentando a cada edição.

“Nós realizamos eventos durante toda a semana. E estamos conseguindo chamar a atenção da sociedade para os problemas da nossa capital, que é o grande número de carros nas ruas e a falta de um corredor de ônibus. Isso sem falar nas políticas públicas, que percebemos em horários de pico, os coletivos cada vez mais lotados”, afirmou.

Segundo Daniel, em 2009 e 2010 houve um engajamento maior dos ciclistas. "Anos passado foi o ano que teve o menor engajamento dos ciclistas. Aqueles que se fizeram presentes realizaram uma panfletagem, na Praça Centenário, com os motoristas que se dirigiam ao trabalho, lembrando-os da data. Esperamos uma adesão maior este ano".

Especialista

O CadaMinuto entrevistou o especialista e Mestre em Planejamento Urbano e Transportes na Universidade de Ottawa no Canadá, Alberto Rostand Lanverly, que classificou o trânsito de Maceió como extremamente complicado.

“Vejo o trânsito de Maceió equivalente ao de toda a cidade que cresceu sem planejar a sua expansão. Extremamente complicado, uma vez que na quase totalidade das incursões realizadas, as mesmas visam sanear problemas pontuais e momentâneos, esquecendo que qualquer modificação no sistema viário, faz com que os veículos que ali se apresentavam passem a influenciar outras ruas e avenidas, que imediatamente passam a sofrer o efeito, quase que “dominó” da nova realidade”, disse.


Bicicleta como alternativa

A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo e é minimamente afetada por engarrafamentos. Muitas pessoas têm percebido isso, e o número de ciclistas na cidade tem aumentado visivelmente.


Porém, a nossa infra-estrutura para o uso da bicicleta como meio de transporte é precária. Há pouquíssimos bicicletários e poucas empresas dispõem de vestiários para incentivar seus funcionários a ir de bicicleta para o trabalho, as ciclovias são quase inexistentes e as que existem são pouco estratégicas. O trânsito de Maceió é hostil aos ciclistas.

Uso de automóvel prejudica o meio ambiente


Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas.

Além disso, as viagens de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua em um indesejável obstáculo a ser superado no deslocamento de um ponto a outro. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa - o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas.

Atividades

Dia 22/09- Associação Alagoana de Ciclismo promove uma bicicletada a partir das 8h da manhã e 18h com concentração no Corredor Vera Arruda, no Stella Maris. Para mais informações www.ciclismo.org.br

Dia 23/09- Movimento Bicicleta ensina pessoas a andarem de bicicleta. A concentração será na Orla da Ponta Verde, onde funciona o domingo de laser. Os interessados precisam levar uma bicicleta ou alugar no dia. Para mais informações acesse bicicletadademaceio.blogspot.com.br