Movimentando a agenda de cursos, a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) sediou, na noite desta quinta-feira (20), a abertura do curso Técnicas Para Coleta da Prova Oral, destinado a 120 magistrados e ministrado pelo agente da Polícia Federal Oscar Marcelo Silveira.
Durante os três dias de cursos são abordados temas como a análise do discurso (verbal e não-verbal), comunicação, e técnicas para ouvir e falar bem. O professor, que tem experiência em políticas de segurança e atua na inteligência da polícia do Rio Grande do Sul, lembrou que o objetivo é maximizar a percepção do juiz e não descontruir o conhecimento adquirido com o dia-dia do exercício da magistratura.
“Seria absurdo jogar fora o conhecimento empírico, seria ineficaz. O juiz tem, em sua natureza, um perfil contestador. Essas aulas vão otimizar o tempo das oitivas e contribuir para as atividades que o magistrado já faz com naturalidade”, explicou Oscar Silveira, enfatizando que apresentará um rol de técnicas, mas a escolha e utilização de cada uma delas depende do perfil de cada juiz.
A abertura das atividades foi feita pelo coordenador geral de cursos da Esmal, juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, que fez um balanço das ações da escola. “A escola realiza cursos regulares para magistrados e servidores do Judiciário. Em 2010, por exemplo, foram 765 horas/aula durante o Curso de Formação de Magistrados. Esse ano ainda iremos oferecer cursos de formação de professores para nossa escola e administração da judiciária”, enumerou o juiz.
As aulas do curso seguem durante toda essa sexta-feira (21) e se encerram amanhã (22).