A raça de bovinos guzerá é, sem dúvidas, uma das mais puras de que se tem notícia. Estima-se que exista há cerca de 5.000 anos. Em Alagoas, o guzerá tem vivenciado um momento de desenvolvimento nos últimos anos. Seu potencial e aptidão fazem com que o investimento na seleção desse tipo de zebu seja uma grande opção de negócio.
“Alagoas é o estado que mais cresceu em número de criadores de guzerá de três anos para cá. Várias pessoas estão investindo porque veem que o guzerá é uma raça que dá lucro e retorno garantido”, explica o criador Fellipe Moreira da Fazenda Gravatá, do município de Capela, Alagoas.
O pecuarista aponta as vantagens: “Esse é um animal zebu rústico, que aguenta o nosso clima e nossas pastagens. As qualidades do guzerá são essas: adaptabilidade a vários tipos de clima e regiões, além da dupla aptidão que produz”. Por isso, Fellipe acrescenta que o investimento inicial nessa raça é economicamente viável: “O investimento é baixo porque não é preciso fazer mudança nenhuma na estrutura da fazenda”.
A reprodutibilidade é outro grande destaque: “O vigor híbrido que ele imprime no cruzamento é muito forte”, diz o pecuarista. Da raça pura, podem-se gerar os bois guzonel e tricross. O guzonel é resultado do cruzamento entre guzerá com nelore. Os machos são voltados para o abate e as fêmeas para matrizes, reprodução e leite. Do cruzamento de matriz guzonel com touros (no caso da fazenda Gravatá, com touros europeus), surge o tricross. O produtor salienta que tanto o guzerá puro quanto as suas variantes produzem mais leite, mais carne e apresentam mais precocidade.
Para aqueles que desejam conhecer mais sobre a raça ou mesmo investir na criação, a oportunidade será na tarde do dia 26 de outubro, no Parque de Exposições José da Silva Nogueira, no bairro do Trapiche, Maceió/AL. Ao meio-dia, dentro da 62ª Expoagro Alagoas acontece o 3° Leilão Guzerá Alagoas, promovido pelos irmãos Fellipe e João Vitor Moreira. Serão ofertados entre 200 e 250 bezerros, fêmeas de elite, doadoras de embrião, touros a campo e touros de elite.
A Expoagro traz ainda o 1° Encontro Alagoano da Raça Guzerá. Criadores vindos de estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Pará e Bahia confirmaram presença. O encontro contará com a participação do presidente da Associação Nacional de Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), Antônio Pitangui de Salvo e do diretor técnico da ACGB Geraldo de Melo Filho.