O Ministério Público Estadual (MPE) participará, nesta sexta-feira (21), do segundo mutirão do Júri, que o programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), promove na Faculdade Integrada Tiradentes, a partir das 8h. Na ocasião, haverá o julgamento coletivo de 20 processos de crimes dolosos da 8º Vara Criminal da Capital. A Defensoria Pública do Estado também participará da iniciativa.
Para o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, todos os órgãos que fazem parte da justiça estão comprometidos com a celeridade dos processos e julgamentos. “O mutirão do juri é uma forma de destacar Alagoas quando se fala em procedimentos judiciais céleres, e o MPE, como sempre, vem fazendo a sua parte”, garantiu o Tavares.
Até dezembro, serão realizados dez mutirões para dar celeridade ao apreciamento de 200 processos de crimes contra a vida que tramitam nas unidades judiciárias de Maceió, Arapiraca e Palmeiras do Índios. A iniciativa é uma das medidas adotadas pelo TJ/AL e o Ministério da Justiça no programa Brasil Mais Seguro.
No primeiro mutirão realizado em 31 de agosto, o MPE participou do julgamento de vinte processos, alguns com mais de um réu, da 9ª Vara Criminal da Capital. Na ocasião, 11 réus foram absolvidos e 15 condenado