Representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) estiveram reunidos na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEE) para articular detalhes da contratação temporária de monitores para suprir as carências da rede pública estadual. O encontro foi liderado pela comissão responsável pelo processo seletivo, cujas provas foram aplicadas no último dia 9, em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema.
Na ocasião, coordenadores e funcionários dos setores de pessoal e inspeção das CREs foram informados acerca dos trâmites necessários à contratação dos aprovados e aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas relacionadas à assinatura do contrato, documentação exigida e lotação dos profissionais.
O resultado com o nome dos aprovados deve ser divulgado até o dia 8 de outubro, no Diário Oficial do Estado (DOE). O número de candidatos a serem contratados será informado à Secretaria mediante a carência identificada pela CRE em cada região. Os candidatos têm até dez dias úteis, após a divulgação no DOE, para se apresentar à Coordenadoria Regional de Educação para a qual se inscreveu. A contratação obedecerá ao critério de classificação.
“Solicitamos essa reunião para alinhar os procedimentos e unificar as informações entre todos da rede, a fim de evitar divergências durante a contratação”, explicou Rita Vanderlei, membro da comissão do processo seletivo. “Tentamos repassar todas as questões do edital para otimizar os trabalhos”, complementa.
Para Judite Rocha, coordenadora da 3ª CRE, que abrange Palmeira dos Índios e região, a reunião foi importante por apresentar orientações para a contratação e lotação dos monitores. “O processo seletivo obedece a critérios técnicos rigorosos e é fundamental que os setores de lotação, inspeção e coordenadores estejam em sintonia com estas informações”, ressaltou a coordenadora.
Contratação
Os aprovados serão contratados por tempo indeterminado, de acordo com a necessidade identificada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). O período máximo de duração do contrato é de 24 meses.
A jornada de trabalho dos contratados será de 20 horas semanais para os classificados nos Anos Iniciais e até 40 horas semanais para os que atuarão com disciplinas dos Anos Finais e Ensino Médio.
O resultado final, programado para o dia 8 de outubro, será divulgado nos endereços eletrônicos www.copeve.ufal.br e www.fundepes.br e, posteriormente, homologado pelo secretario Adriano Soares, mediante despacho publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE).