As eleições do Quinto Constitucional do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19ª Região - que escolherá qual advogado ocupará a cadeira de desembargador - será marcada, no que depender do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, Omar Coêlho, para o mesmo dia em que a classe da advocacia elege o futuro presidente da Ordem.


A eleição para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, ocorrerá em 23 de novembro.

Coêlho explica que aproveita o pleito em andamento para garantir uma boa votação também para a escolha do desembargador do TRT. No caso do Quinto, os advogados vão eleger uma lista sêxtupla, que será encaminhada ao Tribunal, que por sua vez a transformará em uma listagem tríplice que será mandada para a presidenta Dilma Rousseff (PT), com a finalidade de que ela tire o nome vencedor.

Na disputa pelo TRT são 23 advogados. Destes - por enquanto - apenas dois tiveram as candidaturas deferidas. Os demais aguardam o julgamento de recursos por parte da própria Comissão da Ordem que cuida do assunto. De acordo com Omar Coêlho, a apreciação destes recursos deve ocorrer nesta semana.

Em relação à disputa pela cadeira de presidente da Ordem, são cinco nomes: Thiago Bomfim, Welton Roberto, Marcelo Brabo, Cláudia Amaral e Rachel Cabús. Destes, apenas Amaral se pronunciou - publicamente - contrária a eleição do Quinto ocorrer no mesmo dia do pleito para a direção da OAB/AL. Segundo ela, cada eleição deveria ter o seu momento para evitar qualquer problema eventual. 

Estou no twitter: @lulavilar