Os cinco projetos estruturantes da área de resultados Inovação na Gestão Pública do Programa Alagoas Tem Pressa foram analisados pelos gerentes, nesta quarta-feira (19), na sala de conselhos do Palácio República dos Palmares. Um dos destaques da reunião foi a modernização das centrais de atendimento ao Cidadão, mais conhecidas como Centrais Já.

O nono encontro mensal dos gerentes foi organizado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) e finalizou o primeiro ciclo de apresentação dos 26 projetos estruturantes.

“Todos os gestores têm que ter o compromisso de inclusão social e trabalhar para que os marcos críticos do Programa sejam alcançados e a meta aumentada. Todas as secretarias e órgãos precisam trabalhar integrados para os índices sociais continuarem caindo. Hoje eu parabenizo os gerentes por nos ajudarem nessa luta”, agradeceu a secretária da Mulher, Kátia Born, ao abrir o encontro.

Os projetos da área de resultados inovação da gestão pública estão divididos entre a Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (ITEC) e a Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp).

Os projetos Modernização da Gestão Pública e Valorização dos Servidores Públicos são da Segesp e foram apresentados pelo gerente Kássio Coimbra. O primeiro tem como objetivo redesenhar o modelo de gestão patrimonial e o modelo de gestão das Centrais de Atendimento ao Cidadão, as Centrais Já. Para isso, será realizado um levantamento dos bens móveis e imóveis do Estado e será melhorada a infraestrutura das unidades em operação e implantado novas unidades fixas, respectivamente.

Para a gestão patrimonial, espera-se que 100% dos imóveis e mobiliários estaduais levantados sejam cadastrados e gerenciados através de um sistema próprio até dezembro de 2014. Quanto às Centrais Já, quatro serão reformadas e estarão em funcionamento com o novo modelo de gestão até agosto de 2013 (localizadas no bairro do Centro, Farol, Mangabeiras e no município de São Miguel dos Campos) e quatro novas Centrais serão implantadas até junho de 2014, no Shopping Pátio Maceió e nos municípios de Delmiro Gouveia e Maragogi. A cidade de Arapiraca já foi contemplada com a sua unidade, inaugurada em agosto e a previsão de entrega da Central do Pátio Maceió é o próximo dia 25 de outubro.

“Temos 42 marcos críticos e nenhum atrasado e ultrapassamos a meta de atendimento nas Centrais Já, com 9.514 atendimentos a mais. Esse resultado reflete o nosso trabalho”, disse o gerente do projeto, Kássio Coimbra. “Além do sistema de acompanhamento do Alagoas Tem Pressa, utilizamos uma planilha de controle contendo detalhadamente as etapas que antecedem os marcos críticos e as entregas das ações. Realizamos também reuniões de monitoramente interno, com os coordenadores de ações, gerentes e o secretário da pasta e possuímos um quadro de gestão à vista que é atualizado mensalmente”, completou.

O outro projeto da Segesp, o de Valorização do Servidor Público, tem o objetivo de fortalecer a administração pública, valorizando o servidor através da otimização da relação estado-servidor. Até dezembro de 2013, a Escola de Governo será reestrutura e a sede da perícia médica estará em funcionamento. Para o ano seguinte, terão 3.000 novos servidores efetivos nomeados e enquadrados no plano de cargos/carreiras e 3.000 servidores com desempenho avaliado.

Dando sequência à reunião, foram apresentados o projeto Otimização das Despesas com Foco em Compras Governamentais da Amgesp; o de Informatização dos Serviços Públicos do Itec; e o de Gestão das Finanças Públicas da Sefaz. Dentre esses, destaca-se o da Amgesp, que tem como finalidade racionalizar as despesas visando reduzir desperdícios e melhoria da gestão das compras governamentais, por meio da implantação da sistemática de gerenciamento de despesas.

“Para acelerar o tempo de tramitação dos processos, será criado um banco de preços que servirá de referência para todos os processos de compras do Estado. Com isso, o Estado deixará de comprar emergencialmente ou por dispensa de licitação, que acaba saindo mais caro e fraciona as compras governamentais. Esse banco será atualizado de três em três meses e começará a funcionar até o final de 2013”, disse a gerente do projeto, Meyre Porciúncula.

Ainda na reunião, a Coordenação de Comunicação do Programa Alagoas Tem Pressa apresentou aos gerentes o novo plano de difusão, com ênfase na maior interlocução com a sociedade. A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) será a anfitriã do próximo encontro, que acontecerá no dia 18 de outubro. Na oportunidade, os gerentes farão uma avaliação do Programa, onde poderão, inclusive, sugerir melhorias.