IPVA de veículos com placa de final 9 e 0 pode ser pago com desconto até 28 de setembro

19/09/2012 11:15 - Economia
Por Redação

Proprietários de veículos com placa de final 9 e 0 têm até o dia 28 de setembro para pagar, em cota única, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), exercício 2012, com desconto de 10%. O boleto referente ao imposto já foi enviado pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) a residência dos proprietários de carros e motocicletas.

Entretanto, para quem optar em pagar o IPVA de forma parcelada – em até três vezes – a primeira cota de vencimento também está prevista para o dia 28 de setembro. Ficando a segunda para o dia 31 de outubro, e a terceira e última parcela para 30 de novembro.

O boleto, com as duas opções de pagamento – cota única com desconto e parcelado em três vezes em valor integral – já foi enviado via postal para a residência dos proprietários dos veículos com placa de final 9 e 0, e pode ser pago em qualquer casa lotérica ou instituição bancária.

Caso o documento de cobrança do IPVA 2012 não chegue antes do dia 28 de setembro, o proprietário pode fazer a emissão do boleto através do site www.sefaz.al.gov.br. A emissão do documento dos veículos com placa de final 9 e 0 pode ser feita até o dia 28 de dezembro deste ano.

Quanto aos proprietários de veículos com placas de final 7 ou 8 – que optaram no pagamento parcelado – é importante lembrar que o vencimento da segunda parcela está marcado também para o dia 28 deste mês; e da terceira e última parcela, para o dia 31 de outubro.

DESÁGIO – O Imposto de Veículos Automotores (IPVA), exercício 2012, está com redução média de 6,9% para automóveis usados. Percentual, que segundo o gestor de IPVA da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), José Eugênio Barros Filhos, corresponde a desvalorização de mercado do veículo.

“O valor do imposto dos usados costuma ser sempre menor que o do ano anterior devido à desvalorização de mercado do bem. Já quanto aos veículos novos, o calculo do IPVA é feito diante do valor da nota fiscal da venda”, esclarece José Eugênio.
De acordo com a tabela publicada os vencimentos da cobrança do IPVA 2012 variam de 29 de fevereiro, para veículos com final de placa 1, a 30 de novembro, para os automóveis que possuem placas terminadas em 9 e 0.

Portanto, é importante que os proprietários de veículos fiquem atentos as datas, pois quem optar em quitar o imposto em cota única terá desconto de 10% no valor total do tributo; caso contrário, poderá pagar o IPVA em três parcelas mensais consecutivas.

A pesquisa dos valores para cobrança do tributo é feita nos meses de setembro e outubro, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A instituição, que presta serviços a 26 dos 27 Estados brasileiros, é a única do país a efetuar esse estudo de acordo com os critérios específicos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..