Greve dos bancos ainda não reflete em lotéricas de Maceió

19/09/2012 07:46 - Maceió
Por Redação
Image

As lotéricas abriram, na manhã desta quarta-feira (19), com a expectativa de um grande movimento devido ao fechamento das agências bancárias. No entanto, as primeiras horas mostram que a paralisação ainda não afetou a rotinha dos maceioenses.

A reportagem percorreu algumas loterias, localizadas nos bairros de Jatiúca, Ponta Verde e Santo Eduardo, e observou que a procura para efetuar pagamentos e boletos ainda é considerada baixa. Bancos privados e públicos entram em greve nesta terça-feira (18), sem previsão de retorno as atividades. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), somente os serviços disponíveis em caixa-eletrônico e pela internet vão funcionar normalmente.

Para a professora aposentada, Lucimar Costa, a situação dos bancos não deve afetar a sua rotina. “Com as loterias funcionando acredito que não terei problemas em pagar as minhas contas. Até porque faço todos os pagamentos em dia. Agora, se eu ganhar na mega sena espero que essa situação se resolva o mais rápido possível”, brincou.

Reforçando a utilidade dos serviços de caixa rápido, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomenda o uso dos 182 mil caixas eletrônicos espalhados pelo País. Os endereços. Os caixas que estão dentro das agências bancárias funcionam até as 22h; e em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam 24 horas. Os saques noturnos são limitados a R$ 300 e o valor para saque durante o dia varia dependendo da instituição financeira.

Além de saques, depósitos e transferências sacar, no caixa rápido você terá como sacar benefícios sociais (como INSS, PIS/Abono Salarial e FGTS); bloquear cartão; contratar empréstimo pessoal (CDC); resgatar investimentos e cadastrar contas no débito automático.
Outra opção para quem deseja quitar seu débitos, mas não tem o hábito de usar o caixa rápido, pode optar por usar os serviços de correspondentes bancários, que aceitam quitação de diversas contas. Esses postos permitem até pequenos saques.

Outro canal disponível é o internet banking, que permite consultas; pagamentos; transferências; solicitação e desbloqueio de talão de cheques; pedido, consulta e cancelamento de débito automático; empréstimos e outros.

Por telefone, é possível consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos e compra e venda de ações. No caso das contas de tarifas públicas, como água, telefone, e energia, a orientação é procurar as empresas que fornecem esses serviços e negociar uma saída. Além dos correspondentes, há o débito direto autorizado (que depois é liberado na conta corrente pelo caixa eletrônico) e o débito automático.

As empresas que enviam as cobranças por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor, seja ela um boleto pela internet, por fax ou por depósito bancário, entre outras.

Reivindicações

Os bancários pedem um aumento de 10,25% nos salários. No entanto, os patrões oferecem 6% de reajuste. Segundo a Contraf, a paralisação é por tempo indeterminado, até que os banqueiros façam uma nova proposta.

Na última segunda-feira (17), serão realizadas assembleias regionais em todo o país para referendar o movimento de greve e organizar o movimento. Somente no fim do dia desta terça será divulgado o balanço de adesão das agências.

A última greve dos bancários durou 21 dias, em setembro do ano passado.

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..