tado da Defesa Social, Dário Cesar, está em Brasília, onde participa do da reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), que acontece entre os dias 18 a 20 deste mês. No evento, serão discutidos o foco, o uso e a implementação de novas tecnologias forenses e o planejamento de estratégias de segurança para grandes eventos, visando a preparação para a Copa do Mundo.
Um dos destaques da programação será o painel "Segurança na Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014", apresentado por Hilário Medeiros, gerente-geral de Segurança do Comitê Organizador Local (COL). A participação da Secretaria da Defesa Social de Alagoas no evento acontece porque o Estado foi pré-selecionado como uma das sub-sedes para a Copa do Mundo de 2014.
O trabalho nas Câmaras Temáticas terá seguimento com a apresentação da evolução dos debates realizados no ano de 2012, nas áreas de Tecnologia da Informação, Metodologia de Aferição da Segurança Pública, Roubos e Furtos a Agências Bancárias e Violência no Trânsito.
Os relatórios finais das Câmaras Temáticas são encaminhados para o Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), representada no Consesp pela Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.
O encontro ocorre em paralelo à programação da ICMedia - Conferência Internacional de Ciências Forenses em Multimídia e Segurança Eletrônica, exposição tecnológica de soluções e produtos desenvolvidos pela indústria nas áreas de multimídia e de segurança eletrônica.
Trânsito
Ainda em Brasília, o secretário Dário Cesar, acompanhado do diretor do Detran/AL, Lúcio Augusto, foram recebidos pelo secretário de Segurança do Distrito Federal, Del Sandro Augusto.
Foram discutidas as experiências positivas desenvolvidas no País com relação ao combate sistemático da violência no trânsito. Dário Cesar e Lúcio Augusto destacaram os resultados obtidos pela implantação da operação lei seca em Alagoas.
Nesta quarta-feira (19), os representantes do governo alagoano voltaram a participar de uma câmera temática sobre violência no trânsito, onde foram discutidas a realização de operações de lei seca e videomonitoramento das cidades. Os secretários de outros estados elogiaram o trabalho que vem sendo feito para coibir o uso de bebida alcoólica pelos motoristas em Alagoas.