Elias Ferreira entrevista Clarice Macedo, psicóloga, instrutora de equitação e presidente da Associação de Equoterapia de Alagoas. A convidada fala sobre o trabalho com pessoas portadoras de deficiência como autismo, paralisia cerebral, síndrome de down, hiperatividade e com sequelas de AVC e acidentes automobilísticos.
No programa, Clarice explica como é feito o trabalho em equipe, formada por médicos, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicopedagogas. A equoterapia utiliza o cavalo como meio terapêutico para a habilitação e reabilitação dessas pessoas, estimulando o desenvolvimento físico, mental e social. A convidada ainda fala sobre a origem da equoterapia, a quantidade de clínicas espalhadas no Brasil, como é feito o tratamento, se resultados são realmente eficazes, quem pode participar e como proceder.
A equoterapia emprega o cavalo como motivador para proporcionar ganhos físicos e psicológicos. A atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo assim para desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, aperfeiçoamento da coordenação e do equilíbrio.
Sobre o programa
Com cenário intimista, o Pauta Especial inaugura na TVE um estilo de programa em que o entrevistador fica frente a frente com o entrevistado, discutindo assuntos conceituais de interesse geral e ao mesmo tempo mostrando o lado humano do convidado. Focado nos assuntos da ordem do dia e de interesse público, o programa pretende discutir temas relacionados à política, educação, saúde, cidadania e cultura.
Com 30 minutos de duração, o Pauta Especial é semanal e as estreias acontecem sempre às segundas-feiras, às 20h, com reapresentação às sextas, ao meio-dia. A direção geral, produção e apresentação ficam por conta do comunicador Elias Ferreira; imagens de Juarez Branco, Tadeu Ramos e Jacinto Filho; direção de imagens, edição e finalização de Wagner Barsand.
Ações